Recém-lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário de 2017 aponta aumento da concentração de terra no meio rural. Em 2017, o Brasil possuía 5,1 milhões de estabelecimentos agropecuários, correspondentes a uma queda de 2% em relação ao Censo realizado em 2006. A área destinada às atividades agropecuárias foi de 350,2 milhões de hectares, equivalente a um aumento de 5% no período 2006-2017.

De acordo com o IBGE, a participação dos estabelecimentos com mil hectares ou mais (de maior porte) subiu de 45% para 47,5% da área total entre 2006 e 2017. Em igual período, a participação dos estabelecimentos entre cem e mil mil hectares caiu de 33,8% para 32% da área total.

Os dados mostraram que os princípios das políticas agrária e rural implementadas pelos governos Lula e Dilma devem ser mantidos para minimizar e reduzir o processo de concentração de terra no país. Iniciativas como o Programa Nacional da Reforma Agrária e ações de fortalecimento da agricultura familiar mostraram-se eficazes para garantir o acesso à terra, ao crédito produtivo, à assistência técnica e acesso ao mercado para milhares de pequenos agricultores.

`