Em 2018 celebram-se cem anos da Reforma Universitária de Córdoba, um marco da luta dos universitários contra a ingerência da religião sobre o ensino universitário, bem como a crítica ao tradicionalismo, o elitismo e o autoritarismo.

Segundo José Alves de Freitas Neto, em artigo, a reivindicação dos estudantes pode ser sintetizada nos seguintes pontos: “a defesa da autonomia universitária; a mudança no processo de ensino e de docência e a democratização da universidade, tanto em sua gestão como na garantia da permanência de estudantes de todos os grupos sociais”.

Finalmente, a Reforma de Córdoba influenciou processos de toda a América Latina. Para comemorar os cem anos da Reforma, o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e a Universidad Pedagógica Nacional de Argentina reuniu escritos clássicos que interpretam a reforma, que se encontram disponíveis para download. Relembrar a Reforma é essencial em especial em tempos de retrocessos na educação, em especial na educação superior.

 

`