A mobilização contra a intensificação do uso de agrotóxicos sintéticos na produção de alimentos vem se ampliando no Brasil. No dia 20 de maio deste ano, participantes do movimento #342Amazônia protestaram nas redes sociais usando placas e hashtags #ChegaDeAgrotóxico. No mesmo dia, durante a Virada Cultural de São Paulo/SP, Caetano Veloso, o Bloco Tarado Ni Você e um conjunto de artistas realizaram um show contra os efeitos dos agrotóxicos.

As intervenções artísticas e nas redes sociais têm como principal finalidade protestar contra o “Pacote do Veneno”, como é conhecido o Projeto de Lei 6299/02 que prevê a maior facilidade da comercialização e utilização de agrotóxicos sintéticos e biológicos no Brasil, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.

O PL 6299/02 conta com o apoio da bancada ruralista, caracterizada por grandes produtores que utilizam nos processos produtivos agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos, irrigação intensiva e manejo inadequado do solo. A utilização indiscriminada de agrotóxicos vai contra os princípios da alimentação saudável, baseada na agroecologia e do cultivo de produtos orgânicos, estimulados pelos governos petistas de Lula e Dilma por meio da agricultura familiar.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`