Rendimentos em 2017 foram menores do que o anunciado
O crescimento do rendimento dos trabalhadores em 2017 foi 37% menor do que o anunciado pelo governo. A falha estatística ocorreu porque um indivíduo com renda de um milhão de reais mensais equivaleu ao peso de aproximadamente 1.500 trabalhadores na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e Trimestral (PNADC) do IBGE durante todo o ano de 2017. Isto fez com que o crescimento da renda, em comparação a 2016, aparentasse um crescimento de 2,4% no acumulado do ano, quando na realidade a renda cresceu apenas 1,5%.
Para saber a variação real, a Fundação Perseu Abramo analisou os microdados dos oito trimestres de 2016 e 2017 e excluiu da base de dados o outlier (valor anormal da pesquisa) acima citado, resultando no quadro 1, que compara o resultado original do IBGE, com o corrigido, e especifica a queda da renda e na variação da mesma para cada trimestre de 2017.
Analisando a base de dados mais a fundo, identifica-se que o outlier (que já saiu da base de 2018) trabalha(ou) no setor especificado na pesquisa como “transporte, armazenagem e correios”. Isto acabou distorcendo totalmente o rendimento deste grupo, aparentando um crescimento de 8,8% em 2017 em relação a 2016, conforme anunciado na mídia à época, quando na realidade ocorreu uma retração de 6,3% no rendimento dos trabalhadores deste setor. Em consequência, o salário médio real deste grupo ao final de 2017 foi de R$ 2.087, ao invés do anunciado, R$ 2.462, conforme demonstra o Quadro 2.
Ao lançar um breve olhar sobre a gama de rendimentos mais altos levantados pela pesquisa, chama a atenção o peso maior que estes obtiveram no último ano em relação ao penúltimo. Em 2016, na média das quatro pesquisas trimestrais, projeta-se um número de 3.700 trabalhadores pesquisados com renda igual ou superior a cem mil reais. Em 2017 esta projeção mais que dobrou, indo para oito mil. Como o tamanho da amostra estatística continua o mesmo, esta concentração de casos no topo da faixa de renda faz a média da remuneração subir.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”]
[/et_pb_top_posts]