Em texto apresentado em debate na Fundação Perseu Abramo, no âmbito do projeto “Brasil que o Povo Quer”, a ex-ministra Tereza Campello desmonta alguns dos mitos que circundam a queda da pobreza durante os governos do PT.

Um dos mitos é de que a queda da miséria no Brasil teria sido “artificial” e causada somente pelo Bolsa Família. Ou seja, com o Bolsa Família muitos estariam saindo da miséria (ou pobreza extrema) e entrando na pobreza. Mas esse raciocínio não se sustenta, pois durante os governos do PT caiu tanto a miséria quanto a pobreza.

Outro mito é de que a melhoria da renda da população ocorreu somente pelo boom de commodities. Campello mostra que tanto de 2004 a 2009 (quando a economia mundial estava em expansão) quanto de 2009 a 2014 (já em plena crise mundial), a miséria (ou pobreza extrema) e a pobreza continuaram caindo no Brasil.

O combate à pobreza durante os governos do PT só foi possível pelo direcionamento da política pública e econômica a este fim, ampliando a renda, o acesso ao emprego e a direitos no país.

Assista à participação de Tereza Campello em debate recente na Fundação Perseu Abramo:

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes” limit=”5″] [/et_pb_top_posts]

`