No dia 17 de março, em Salvador, foi realizada a Etapa Nordeste do Slam Nacional em Dupla, iniciativa do Programa Brasil que o Povo Quer e Reconexões Periferias.

A atividade ocorreu dentro da programação do Fórum Social Mundial 2018, porém esta ação foi decentralizada. Assim como ocorre na maioria do país, os slams são atividades de periferia, raramente ocorrem no centro. O coordenador local Evanilson Alves, um dos fundadores de umas das atividades literárias da comunidade negra de maior relevância da cidade, o Sarau da Onça, optou junto com a sua equipe por realizar no bairro periférico de Sussuarana, no auditório Abdias Nascimento.

Muitos poetas participaram da primeira parte, chamada de ‘microfone aberto’ e dali foi possível perceber o nível e a força que o evento teria. São jovens negros protagonizando sua própria história, denunciando as mazelas, os preconceitos, dizendo em alto e bom tom qual o Brasil que o povo preto quer para o futuro (principalmente os que estavam vivos!).

O slam contou com duplas que prepararam suas performances especialmente para esta batalha. A modalidade é nova no Brasil, e foi a primeira vez que um slam em dupla aconteceu. A semente foi plantada, o recado foi dado. A dupla campeã foi Kuma França e Evanilson Alves, que estarão na final nacional marcada para ocorrer no dia 28 de abril na cidade de São Paulo.

`