Com informações da Rede Brasil Atual e da CUT

Desde o início desta semana, manifestações, vigílias e atos de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa da democracia vêm sendo realizados de norte a sul do Brasil. No momento em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, realiza o julgamento do recurso de Lula pelo juiz Sérgio Moro – em sentença criticada por especialistas de todo o mundo, milhares de pessoas estão concentradas desde a capital e se espalham por dezenas de cidades do país.

Foram registrados atos em pelos menos quarenta municípios de 22 estados e no DF:  Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Em Porto Alegre, movimentos sociais e a militância apoiadora de Lula ocupa as ruas desde o início da manhã. Na noite de terça (23), o ex-presidente discursou para mais de sessenta mil pessoas, durante a vigília em defesa da democracia e do direito de ser candidato nas eleições deste ano. Além de um acampamento organizado pelo MST diante do tribunal, caravanas de todo o país encheram os hotéis da cidade de homens e mulheres que participaram de atividades culturais, seminários com juristas e especialistas internacionais, comitês populares e atos em denúncia dos absurdos jurídicos em que se baseia a sentença do juiz Sérgio Moro e à tentativa golpista de tirar do povo o direito de escolher nas urnas o Brasil que quer para si.

Ainda na terça (23), mais de  treze mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam rodovias federais e estaduais e ocuparam as ruas na Bahia. Em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, foi realizado um júri popular no final da tarde, organizado pela Frente Brasil Popular Bahia, que reúne centenas de movimentos sociais e centrais sindicais, com o intuito de alertar a população sobre a injustiça de uma condenação sem provas e sem crime.

Na Paraíba, foram bloqueados pelo MST cinco trechos das BRs 101, 230, 361 na manhã de terça-feira. E hoje pela manhã os manifestantes paraibanos que faziam ato em apoio ao ex-presidente foram recebidos por policiais da força regional da Polícia Militar da Paraíba com balas de borracha e bombas de efeito moral próximo ao prédio da Justiça Federal, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. Entre os atingidos está o deputado estadual Frei Anastácio (PT), ferido com um tiro de bala de borracha.

Em São Paulo, na noite de terça, a Polícia Militar impediu que representantes da CUT e dos movimentos populares permanecessem em vigília que estava sendo realizada na Avenida Paulista.

Lula discursou hoje para a militância na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, onde acompanha o julgamento. No final da tarde, deve participar do ato organizado em São Paulo, pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem mais de 180 movimentos, entre os quais CUT, sindicatos, MTST, CTB, CMP, UNE e MST. Será na Praça da República, a partir das 17h, e está prevista caminhada até a Avenida Paulista.

Relação de cidades com eventos confirmados pela CUT:

ACRE – Em Boa Vista, 8h, na Praça da Revolução
ALAGOAS – Em Maceió, 8h, na Praça Centenário, com caminhada até a Praça Deodoro
BAHIA – Em Salvador, 9h, passeata em Cajazeiras, saindo da Rótula de Cajazeiras 11, seguindo para a Rótula da Feirinha. Também em Salvador, às 8h30, vigília em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, com passeata até o centro da cidade após a sessão do TRF4. Em Serrinha, às 8h, caminhada a partir da Praça Morena Bela. Em Senhor do Bonfim, a partir das 8h, ato do no Sindiferro.
CEARÁ – Em Fortaleza, às 8h, na Praça da Justiça Federal, ato ecumênico e apresentações culturais. Em Juazeiro, 9h, ato na Praça da Prefeitura em Juazeiro. Em Crateús, concentração em frente ao prédio da Justiça Federal, com caminhada pelo Ministério Público Federal e feira livre. Em Limoeiro do Norte, tem ato na Praça da Justiça Federal, ao lado do Supermercado Pinheiro. Em Quixadá, ato na Praça Coronel Nanan, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em Sobral, concentração na Praça de Cuba e caminhada pelas as ruas da cidade finalizando no Beco do Cotovelo
DISTRITO FEDERAL – Em Brasília, 10h, tem caminhada após concentração na sede da CUT.
ESPÍRITO SANTO – Em Vitória, vigília na Praça Costa Pereira.
GOIÁS – Em Goiânia, ato em frente ao TRF.
MARANHÃO – Em São Luís, ato em frente ao prédio da Justiça  Federal.
MATO GROSSO – Em Cuiabá, ato e vigília em frente ao prédio da Justiça Federal, com caravanas de municípios vizinhos.
MATO GROSSO DO SUL – Em Campo Grande, ato na esquina da Avenida Afonso Pena com Rua 14 de julho.
MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte, vigília na Assembleia Legislativa.
PARAÍBA – Em João Pessoa, ato na Praça João Pessoa. Em Campina Grande, ato na praça do complexo judiciário, bairro Liberdade. Em Areia, ato na Praça do Coreto, Centro. Em Alagoa Grande, na Câmara dos Vereadores. Em Bananeiras, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais; e também em Sapé. Em Cajazeiras, na Câmara Municipal.
PARANÁ – Em Curitiba, vigília na Praça Santos Andrade. Em Guaraúva, em frente à Justiça Federal.
PERNAMBUCO – Em Recife, ato na Praça Tiradentes, em frente ao prédio do TRT.
PIAUÍ – Em Teresina, 15h, na Praça da Liberdade.
RIO DE JANEIRO – Vigília a partir das 9h na ocupação da porta da Globo na Rua Jardim Botânico. Ato Político pós julgamento mantido na Carioca, na Avenida Rio Branco.
RIO GRANDE DO NORTE – Em Natal, concentração no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar.
RIO GRANDE DO SUL – Segue ato político/cultural e vigília. No fim do julgamento terá ato político de encerramento com a presença das maiores lideranças das organizações políticas e sociais do Brasil.
SÃO PAULO – Em São Paulo, 17h, tem ato na Praça da República, com a presença de Lula.
SERGIPE – Em Aracaju, 15h, tem ato na Praça General Valadão

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`