À medida em que se aproxima o julgamento em segunda instância de Lula, marcado para esta quarta-feira (24) em Porto Alegre, crescem as manifestações de apoio de militantes, movimentos sociais e sociedade civil em defesa do ex-presidente. Na manhã desta terça (23) algumas das principais rodovias federais de Pernambuco foram palco de protestos.

Há quatro trechos da BR-232 interditados no Agreste, no Sertão e na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na BR-101, o bloqueio acontece em Goiana, também na RMR. Também há registros de protestos na BR-408, em Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco. Há ainda informações de bloqueio em estradas estaduais do agreste pernambucano como a PE-105 e PE-95. Informações divulgadas pelos movimentos nas redes sociais também mostram interdições nas imediações de Ibirapitanga e Travessão, na Bahia, nos trechos das rodovias BR-101 e BA-001.

 

No Brasil e no mundo
Às vésperas do julgamento que está nas mãos da 8ª turma de juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre, diversos movimentos sociais, militância organizada, artistas, intelectuais e juristas do Brasil e do mundo têm se posicionado em defesa do ex-presidente Lula e afirmado que não há provas suficientes para que a condenação se consolide. Milhares de pessoas partem rumo à capital gaúcha para acompanhar o caso e se manifestar em defesa de Democracia no país.

Da Redação da Agência do PT de Notícias