Segundo os últimos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o índice de suicídio indígena é praticamente o triplo do que apresenta a população brasileira como um todo. São 15,2 óbitos a cada cem mil pessoas. Ao passo que a taxa média da população brasileira é de 5,7/100.000.

Muitas são as causas apontadas para esta alta taxa. Mas, notadamente, são nas terras onde há maior número de invasões por garimpeiros ou fazendeiros que também observam-se as mais altas taxas de suicídio. As duas regiões do país onde ocorreram mais suicídios em 2016 foram o estado do Mato Grosso do Sul (trinta mortes), estado onde o agronegócio exerce forte pressão sobre as terras indígenas, e a região do Alto Solimões (trinta mortes), região onde provavelmente se registra hoje em dia a maior pressão de mineração ilegal do país, e que foi palco de um massacre de pelo menos trinta indígenas da etnia conhecida como “Flecheiros” em 2017, por supostos garimpeiros.

Muitas vezes as reais causas destes suicídios são mascaradas pelo uso, por parte dos indígenas, de álcool e drogas, comumente apontados como fator motivante para que atentem contra a própria vida. Este olhar simplista não deixa transparecer diversos outros prováveis motivos como consequência da pressão social e mercantil sobre a cultura, identidade e terras indígenas. E quem, aparentemente, vem suportando menos esta pressão são os indígenas mais jovens. Cerca de 44,8% destes suicídios foram cometidos por crianças e jovens de 10 a 19 anos.

Aproximadamente 47,2% dos 106 atos consumados contra a própria vida relatados ocorreram na Amazônia. Algo como 28,3% do país apenas na região do Alto Solimões, na divisa com Peru e Colômbia, e outros 28,3% no estado do Mato Grosso do Sul. As demais regiões com altos índices foram o leste de Roraima (9,4%), Terra Indígena Yanomami (7,5%) e Terras Indígenas do Alto Rio Negro, Médio Rio Purus e Médio Rio Solimões, ambas com proporção superior a 5% cada.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`