Um artigo recentemente publicado pelos pesquisadores Arjun Jayadev, Rahul Lahoti e Sanjay G. Reddy sobre desigualdade aponta para uma suposta “convergência da desigualdade” em nível global.

Os autores apontam que, nos últimos anos, os países em que a desigualdade é menor esta tem crescido, enquanto em países que é maior ela tem caído, embora a maioria da população mundial viva em países em que a desigualdade tem aumentado nos últimos anos. Diga-se de passagem, até 2015 o Brasil estava entre os países em que houve uma redução das desigualdades de renda do trabalho.

Assim, tem ocorrido o fenômeno que os autores tem chamado de convergência da desigualdade. Evidentemente, as tendências quanto à desigualdade não estão dadas por leis imutáveis, mas são uma questão histórica e social, definida pela luta de classes: nos casos em que a classe trabalhadora conseguiu se unir e lutar por uma repartição mais justa dos frutos de seu trabalho em relação aos patrões ou às classes mais abastadas, como na Europa, após a Segunda Guerra Mundial, ou no Brasil dos anos 2000, houve redução das desigualdades.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`