De acordo com o Barômetro Político Estadão-Ipsos, a aprovação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue em alta. Segundo o instituto, em junho deste ano 28% dos entrevistados diziam aprovar Lula, enquanto nessa rodada, realizada em dezembro, já são 45%.
Todos os outros presidenciáveis tiveram queda em suas avaliações positivas. O deputado Jair Bolsonaro tem aprovação de 21%; a ex-senadora Marina Silva tem 28%; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem 19%. Outra figura que aparece com queda em sua avaliação positiva é o juiz Sergio Moro: 40% o aprovam, e 53% o desaprovam.

Segundo a pesquisa, a avaliação de Lula segue crescendo na maioria dos segmentos. No Nordeste, a popularidade do ex-presidente é de 73%, um aumento de 20% em relação aos números de julho, mostrando a importância das caravanas realizadas na região. Nas classes AB e C, a aprovação do presidente também cresceu, chegando a 35% e 45%, respectivamente, com quedas também nas rejeições. Entre os que possuem ensino superior, Lula tem 42% de avaliações positivas.

Já a desaprovação ao presidente caiu dezoito pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado, chegando agora aos 54%. Outros possíveis candidatos à presidência da República possuem desaprovações maiores que a de Lula: Alckmin tem a maior taxa, com 72%, enquanto Marina e Bolsonaro possuem 62%.

A pesquisa reforça a tendência de recuperação da imagem do Partido dos Trabalhadores e de Lula perante os brasileiros. O discurso antipetista que embasou o golpe que alçou Temer e o PSDB ao governo, cuja avaliação negativa chega a  87%, perde força ao passo que fica cada vez mais claro que o golpe não era contra um partido, e sim contra os direitos conquistados pelo povo durante os governos do PT.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`