De acordo com uma reportagem produzida pela agência Reuters e publicada no último dia 8 informa no NY Times, a Noruega diminuiu em 60% o pagamento ao Brasil, para 40 milhões de dólares, após a divulgação de que o índice de desmatamento da floresta amazônica aumentou em 2016. O mesmo texto afirma que o governo norueguês recebeu bem a notícia de que o desmatamento diminuiu em 2017. A notícia ainda explica que os pagamentos fazem parte um acordo bilionário de longo prazo.

O ministro norueguês do meio ambiente, Vidar Helgesen, afirmou à reportagem que, quando o desmatamento sobe, o pagamento diminui. Ele ainda disse que, caso a queda do desmatamento em 2017 se confirme, a probabilidade é de que os repasses voltem a subir.

A publicação do New York Times afirma que a Noruega, rica pela exploração de petróleo e gás natural, é a maior doadora de projetos de proteção de florestas no mundo. O texto ainda informa que a taxa de desmatamento da floresta amazônica aumentou para 7.200 km² de 2015 a junho de 2016. No período anterior, o desmatamento estava em 6.200 km². A extensão mais atualizada do desmatamento é comparada pelo jornal ao tamanho da ilha grega de Creta.

A notícia pode ser visualizada no link: https://www.nytimes.com/reuters/2017/12/08/world/americas/08reuters-norway-brazil-amazon.html

 

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`