Localizado na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é um local de referência na capital paulista para quem quer conhecer a história da imigração do Brasil. O acervo é interativo e o grande destaque fica para a exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”.

Dividida em oito módulos, esta trata da migração e da diáspora como aspectos permanentes da história da humanidade. A exposição parte da história da migração humana para chegar aos fluxos migratórios que permeiam a formação social brasileira, como a chegadas de imigrantes europeus e asiáticos no início do século XX. A mostra também apresenta a história dos negros e negras que, por causa da escravidão, vieram de forma compulsória da África para o Brasil Colônia e o Brasil Império, com a necessária ponderação de que, diferente das imigrações supracitadas, esta foi feita de forma sanguinária e violenta. Por fim, foca na formação da cidade de São Paulo e da importância da imigração para a constituição da metrópole.

O local, no qual funcionava até 2010 o antigo Memorial do Imigrante, passou por uma reforma para fins de manutenção e de melhor acomodação do acervo. A antiga hospedaria era lugar de recepção dos imigrantes do início do século 20 que chegavam ao país pelo Porto de Santos, vindos principalmente da Europa e do Japão, e residiam temporariamente no local para depois irem para as localidades de destino aqui no Brasil. Outros destaques ficam para a arquitetura do prédio e para o belíssimo jardim de 2.900 m².

Serviço
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a Sábado, das 10h as 17h, e aos domingos das 10h às 17h.

O acesso é livre nas áreas de convivência, incluindo o Jardim. O ingresso para as exposições é de R$10,00 (inteira)/ R$5,00 (meia). Entrada gratuita aos sábados.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]