Em novembro deste ano, chegou às plataformas digitais a música do grupo Racionais MC’s sobre o revolucionário Carlos Marighella, às vésperas da data do seu falecimento, ocorrido em 4 de novembro de 1969. O grupo de rap formou-se em 1988, em São Paulo, e a principal temática das suas músicas é a desigualdade social no Brasil, especialmente nas periferias urbanas. As composições retratam a realidade da periferia por meio de rimas utilizando a linguagem da rua.

Apesar de recentemente lançada nas plataformas digitais, a faixa Mil Faces de um Homem Leal (Marighella) foi feita pelo grupo em 2012 para o documentário Marighella, de Isa Grinspum Ferraz que tratou da biografia do militante. A música foi eleita a melhor brasileira do ano pela Rolling Stones e trata da luta armada de Carlos Marighella contra a ditadura militar. Ela inicia com uma fala real de sua militância na Rádio Libertadora. ”O poder pertence ao povo/Nosso lema é unir as forças revolucionárias” é um dos trechos do guerrilheiro que aparece na música.

Para os que não acompanharam sua trajetória, Marighella foi um guerrilheiro urbano, político e escritor brasileiro. Em sua vida passou por dois períodos autoritários, o Estado Novo de Vargas e a ditadura militar. Em ambos períodos lutou contra o autoritarismo e a favor de uma sociedade mais igualitária.
Suas lutas renderam quatro prisões em momentos diferentes. Inicialmente, atuou por meio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 1936, quando passou a ser militante profissional. Chegou a ser eleito deputado federal pelo partido em 1946, mas não completou o mandato com a cassação do PCB pelo governo Dutra. Suas divergências internas ao PCB levaram à sua desfiliação em 1967, quando fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN). A ALN defendia a luta armada contra a ditadura, propagando a guerrilha urbana por meio de assaltos a bancos. O conhecido sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, teve participação da ALN e levou à morte de Marighella, em uma troca de tiros com agentes da Dops no mesmo ano.
Como diz a letra da música: “[Ele] Que ousou lutar, amou a raça/Honrou a causa que adotou,/Aplauso é pra poucos/Revolução no Brasil tem um nome”.

Para visualizar o vídeo acesse: http://www.racionaisoficial.com.br/

 

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]