Fortaleza recebe Assembleia de Lutadoras e lutadores do povo
Por Comunicação 5ª Assembleia Nacional
Na data em que completa 20 anos, a organização Consulta Popular realiza sua 5ª Assembleia Nacional, entre 13 e 17 de novembro.
Seguindo o princípio de assembleias e plenárias anteriores, a organização homenageia uma lutadora/lutador do povo. Nesta Assembleia a homenageada é a militante Zilda Pereira Xavier, falecida no ano de 2015, uma das principais militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), na resistência contra a ditadura militar.
A Assembleia reunirá mais de 800 militantes, que atuam em diversos movimentos populares, vindos de mais de 20 estados do Brasil para analisar a situação política do país com ênfase na construção da Frente Brasil Popular.
O espaço contará com a presença de convidados de diversas organizações e partidos de esquerda. No dia 13 (segunda), haverá um ato político com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e outras lideranças, caso da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, do senador Lindbergh Farias, do analista político Breno Altman, de Walter Sorrentino, vice-presidente do PC do B, e João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, entre outros.
Contexto de golpe e desmonte do Estado
Os cinco dias de assembleia serão a oportunidade de realizar o balanço da trajetória da organização política, assim como renovar o compromisso com a unidade das forças populares.
A 5ª Assembleia da Consulta Popular ocorre num contexto de golpe contra a democracia e a soberania nacional. Em meio a uma profunda crise econômica, direitos e conquistas populares estão sendo retirados rapidamente pela ofensiva das forças neoliberais.
“Estamos diante de uma crise de destino. Estamos vivendo um desmonte sem precedentes da soberania, do Estado, das conquistas democráticas e dos nossos direitos. Apontar uma proposta transformadora, revolucionária para a sociedade, é algo fundamental”, comenta Ricardo Gebrim, da Direção Nacional da Consulta Popular.
Surgimento e sentido
A Consulta Popular é uma organização política que surge 1997, impulsionada pelos movimentos sociais.
A proposta principal é contribuir na construção de um Projeto Popular para o Brasil. A organização defende, por meio do trabalho de base e do exemplo pedagógico, que o povo brasileiro deve construir um projeto que organize o uso de sua capacidade criativa e produtiva, definindo também os rumos do país.
Comunicação 5ª Assembleia:
Pedro Carrano – 41 996435967
Monyse Ravenna – 81.997729766
Diva Braga – 81. 998423812
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]