Sam, segurança de um museu que acaba perdendo o seu emprego, tem um surto e faz todos no seu antigo local de trabalho de reféns. Max Braquett, jornalista, decide retratar o ex-segurança como uma vítima, até a chegada de seu oponente, também jornalista, que o mostra como um monstro que merece ser condenado.

Atualíssimo apesar de já ter estreado há vinte anos, o filme de origem estadunidense produzido em 1997 mostra ao telespectador que o jornalismo escolhe, sim, um lado para defender. John Travolta e Dustin Hoffman protagonizam a trama dirigida por Costa-Gavras.

Durante o desenrolar da história, fica evidente o quanto a sociedade é atingida pela mídia, pois o que as pessoas pensam a respeito de Sam é o que a imprensa diz. O jornalismo que escolhe um lado para apoiar acaba sendo antiético, o seu papel que deveria ser informar a sociedade passa a ser manipular as informações para o seu próprio interesse.

Alan Alda, que interpreta Hollander, jornalista que compete com Max, representa infelizmente uma parcela dos profissionais da comunicação que têm a pauta pronta antes de ouvir as fontes. O personagem desde o início tenta vender uma imagem negativa de Sam, fazendo menções desonestas e totalmente parciais.

 

Ficha técnica:
Nome: Mad City
Ano de estreia: 1997
Elenco: John Travolta, Dustin Hoffman, Mia Kirshner e Alan Alda

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]