O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), ligado ao governo Nicolás Maduro, venceu em dezessete dos 22 estados venezuelanos nas eleições deste último domingo, 15 de outubro, para governador. Este “triunfo total”, nas palavras do presidente, contradiz as estimativas da oposição, representada principalmente pela coalização MUD (Mesa da Unidade Democrática), que previa vitória em dezoito estados, o que acabou se confirmando em apenas cinco.

O que também se percebe é que as cinco vitórias da oposição, à exceção do estado de Táchira, onde a candidata do MUD, Laidy Gómez, venceu com 63,3% dos votos, se deram por uma margem apertada de votos, variando de 50,8% em Mérida a 51,9% nas Ilhas Nueva Esparta. Já as vitórias do PSUV ocorreram com uma diferença de votos maior. O estado de Apure, que obteve a menor margem de diferença de votos, apresentou 52% de votos a favor do PSUV. Em seis estados o partido governista teve entre 55,6% e 60% dos votos. O estado Portuguesa apresentou a maior vitória proporcional do governo, 64,5%. Outros três estados apresentaram resultados superiores a 60%, conforme pode-se observar no mapa a seguir.

A oposição ganhou nos estados geograficamente estratégicos Táchira e Zúlia, na divisa com a Colômbia. No entanto, perdeu em Miranda, estado do principal opositor do governo e ex-candidato à presidência, Henrique Capriles.

Apesar de ter os resultados contestados pela oposição, 95,8% da apuração já foi concluída. Cerca de 61,1% dos venezuelanos foram às urnas de forma tranquila, com poucos incidentes registrados. Até o presente momento, apenas o estado Bolivar não possui o resultado conclusivo de sua apuração, mas o candidato governista Justo Pietri já foi extraoficialmente declarado como vitorioso.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]

`