Criado nos anos 1960, The Who finalmente veio ao Brasil
Um dos três grandes grupos de rock da Inglaterra criados nos anos 1960, ao lado dos Beatles e dos Rolling Stones, o The Who nunca tinha vido à América do Sul e ao Brasil. Houve um anúncio que viria depois de lançarem seu último CD, “Endless Wire”, em 2006, mas não veio.
Os remanescentes e mais conhecidos da banda, Roger Daltrey, cantor, e Pete Towshend, guitarrista e autor da maioria das composições do The Who, apresentaram-se em setembro, em São Paulo, no Rock in Rio e em Porto Alegre. O baterista Keith Moon faleceu em 1978 e o baixista John Entwistle em 2002. Foram substituídos respectivamente por Zak Starkey, filho de Ringo Starr, ex-Beatles, um vigoroso baterista, e por Pino Pallodino, embora este tenha sido substituído por Jon Button na turnê brasileira.
Apesar de algumas desafinadas aqui e acolá durante a apresentação no Rio, ela foi grandiosa, com um repertório que incluiu desde os primeiros sucessos dos anos 1960, como “I can’t explain, Substitute, My Generation”, entre outras, passando pelas canções das duas Óperas Rock, uma das invenções do The Who que posteriormente viraram filmes, “Tommy e Quadrophenia”, e canções de suas últimas gravações, embora feitas há mais de uma década, como “Who are you?’ e ‘You bet, you bet, you bet”. A última música da noite foi “I wont get fooled again” do álbum “Who’s next? Que muitos devem conhecer como a trilha sonora de abertura do seriado “CSI Miami”.
Um dos clássicos do The Who, My Generation, em sua letra diz que “I hope I die before I get old” (Espero morrer antes de ficar velho). Interpretando a frase como uma afirmação subjetiva, Daltrey e Towshend, apesar de septuagenários, definitivamente ainda não envelheceram e foram capazes de oferecer um show de rock como este deve ser. A guitarra de Pete Towshend perfeita em todos os momentos, e a voz de Roger Daltrey, particularmente no alcance das notas altas na música “Love reign on me”, do “Quadrophenia”, foram as testemunhas disso, além da simpatia da dupla. Ter podido assisti-los valeu cada centavo gasto.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]