A Fundação Perseu Abramo, o PT Nacional e os diretórios regionais dão início nesta semana à divulgação nacional da plataforma Brasil Que O Povo Quer. Serão realizados debates e lançamentos do site em todos os estados brasileiros com o objetivo de ampliar a participar popular na elaboração do programa de governo de 2018.

Na quinta-feira (28) é a vez Goiânia receber a mesa de debates que contará com a presença do presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Goiás.

Nesta semana, a plataforma também será apresentada em Santarém em um encontro que reunirá representantes de nove estados da Amazônia, agendado para esta sexta-feira (29). O giro pelos estados teve início na segunda-feira (25) em Vitória, quando foi lançada a plataforma em um ato realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, organizado pela FPA e pelo PT capixaba.

“Esta semana estamos dando início à descentralização da plataforma. É um movimento de abertura para ouvirmos as propostas e elaborarmos os diagnósticos a partir dos estados. Será feita uma divulgação nacional, em um movimento junto aos diretórios estaduais do PT para amplificarmos esse processo novo de escuta”, explicou Pochmann.

Além do formato digital, onde as pessoas podem contribuir com dados, sugestões sobre os temas via internet, o Brasil Que O Povo Quer também vai levantar as propostas das pessoas via debates realizados pela internet e também presenciais, nas cidades com intelectuais, representantes de movimentos sociais, militantes e simpatizantes do PT e lideranças locais.

As três frentes estão interligadas com um objetivo final e único de construir um novo projeto para o Brasil, que será apresentado pelo PT à sociedade ao final do processo, em 2018.

Ainda de acordo com ele, os debates regionais envolvendo os sete eixos temáticos serão feitos durante o mês de setembro. “Vamos promover uma mobilização em torno da publicidade dessa plataforma”, explicou Pochmann.
Brasil que o Povo Quer

A plataforma, lançada na última quinta-feira (21), pelo Instituto Lula, PT Nacional e Fundação Perseu Abramo, tem como objetivo ouvir as pessoas, de maneira transparente e inclusiva, para a formulação do programa de governo de 2018. A ideia é elaborar um novo projeto pensando o Brasil pós- golpe, as retiradas dos direitos e as novas demandas da população brasileira.

“Fazer um chamamento à sociedade para que ela diga o Brasil que ela quer é a primeira demonstração de que o PT evoluiu e a esquerda evoluiu para compreender que o país não é nosso. Nós que somos do país”, explicou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento.

Ao final a escuta popular, será entregue um relatório final ao Diretório Nacional do PT com as demandas e propostas levantadas ao longo dos próximos meses. Para contribuir, basta acessar a página “O Brasil que o povo quer”.

Os debates temáticos serão realizados nos próximos meses de acordo com o seguinte cronograma:
Setembro
Eixo Fome e Miséria

Outubro e Novembro
Eixo Qualidade de Vida
Eixo Participação e Democracia
Eixo Recursos naturais e tecnológicos gerando riqueza
Eixo Relações Internacionais
Eixo Infraestrutura
Eixo É possível construir um país mais justo?

Dezembro e Janeiro 
Conversas escolhidas pela população