Ipojuca é uma cidade de 91mil habitantes na região metropolitana de Recife. Entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho se localiza o Porto de Suape. A região é um grande pólo industrial, que cresceu muito com o crescimento da Petrobras durante os governos petistas. Essa cidade, sob o sol de meio dia de sexta-feira, recebeu a Caravana de Lula, acompanhado de Dilma Rousseff, Gleisi Hoffman, Lindbergh Farias, entre outros.

No ato, o Senador Humberto Costa (PT) defendeu que Suape e Ipojuca são exemplos claros da prioridade que Lula e Dilma deram ao desenvolvimento regional: em linhas gerais, durante os governos do PT, o Nordeste cresceu acima da média do país e cidades menores se beneficiaram do deslocamento de fábricas, da criação de Universidades e também dos efeitos na economia local do Programa Bolsa Família e dos benefícios da Previdência Social, entre outros fatores. Dilma Rousseff relembrou que as novas oportunidades econômicas transformaram a vida das pessoas e que trabalhadores da cana viraram petroleiros, petroquímicos e metalúrgicos em Ipojuca. Já o Presidente Lula relembrou que nos governos do PT o Nordeste deixou de aparecer nos noticiários por causa da seca, da pobreza e da evasão escolar.

No entanto, essa política de priorização ao desenvolvimento regional tem sido desmontada, seja com a política de austeridade fiscal implementada a partir de 2015, seja pela queda dos preços do petróleo, seja pelos efeitos da Operação Lavajato. Sobre esse último aspecto, diversas falas foram feitas no sentido de apontar a necessidade de punir os corruptos, mas deixar funcionando as empresas de engenharia e construção civil brasileiras, em especial. Paulo Cayres, Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), lembrou que o impacto econômico da Operação Lava Jato é enorme no Brasil, mas o impacto regional é mais grave, sendo sentido em especial em pequenos municípios como Ipojuca, um polo petroquímico, metalúrgico e naval.

O tom do ato foi contra a privatização, em especial nos setores de energia e infraestrutura. Humberto Costa defendeu que se a Petrobrás não fosse estatal, por exemplo, não teria havido a Refinaria Abreu Lima, também localizada em Ipojuca. Mas houve também uma defesa dos bancos públicos, feita por Suzineide Rodrigues, Presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Já Dilma Rousseff alertou para o risco de privatização de Furnas, da Chesf, da Eletronorte e da jóia da coroa, a Petrobras. Segundo a Presidenta, o governo Temer não tem compromisso com o povo brasileiro, mas com o lucro dos ricos.

Lula criticou o governo Temer e disse que não sabem o que fazer com a economia do país, por isso estão vendendo tudo: estão, segundo o Presidente, vendendo patrimônio nosso, não deles. Por isso é que, afirma Lula, “não estou em casa sentado numa cadeira de balanço”. Um dos objetivos da Caravana é relembrar o legado dos governos do PT e criticar seu desmonte.

Segundo Lula, o Brasil não pode voltar atrás. O Nordeste não quer voltar atrás. Ipojuca não quer voltar atrás. Pois “quem aprendeu a comer peito de frango, não quer voltar a comer pé de frango”.

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Publicações recentes” limit=”6″ saved_tabs=”all”] [/et_pb_top_posts]

`