Se eleição presidencial fosse hoje, Lula venceria no 1º turno
Lula venceria em primeiro turno contra qualquer candidato se a eleição presidencial fosse hoje. A pesquisa Cut/Vox Populi realizada entre 29 e 31 de Julho de 2017 que o desempenho de Lula nas pesquisas continua impressionante, com viés de alta, mesmo antes da campanha eleitoral. Em todos os cenários estimulados de segundo turno, Lula venceria com facilidade qualquer um dos candidatos que hoje estão especulados. Bolsonaro parou de crescer, e a dupla de tucanos Dória e Alckmin caiu nos cenários estimulados.
O viés de alta de Lula aparece em diversas ocasiões da pesquisa. Na escolha do melhor presidente que o Brasil já teve, o nome de Lula cresceu 6% em um mês e chegou a 55%. Na divisão regional da pesquisa, Lula segue imbatível no Nordeste, com 70% das intenções de voto no primeiro turno contra Alckmin. Chama atenção o crescimento de 13% em um mês na região Sul do Brasil.
A pesquisa também perguntou a opinião das pessoas sobre as provas do processo do tríplex, em que Lula foi condenado em primeira instância. A maioria da opinião pública vai no sentido de que não há provas para a condenação de Lula.
Em todos os cenários, a segunda colocação nas pesquisas, está, de fato, na soma dos eleitores que afirmam não saber, não respondem, ou votam nulo/branco. Isso aponta para o fato de que nenhum dos postulantes à presidência da República consegue reunir hoje as mínimas condições de mobilizar a opinião pública.
Está provado que, mais do que a principal alternativa do campo democrático popular, Lula é o nome que reúne as melhores condições para conduzir o restabelecimento da democracia no Brasil. O presidente já se prepara para visitar os quatro cantos do país para dialogar com as pessoas. A primeira região escolhida foi o Nordeste. Há também a preparação do programa Brasil em Movimento, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, para a geração de alternativas reais de reconstrução do Brasil em conexão com aquilo que as pessoas de fato querem para as suas vidas.