Reconhecido por muitos como maior geógrafo brasileiro, Milton Santos ganhará biografia completa elaborada pelo professor e jornalista Fernando Conceição. O levantamento e a sistematização de conteúdo levaram cerca de dez anos e foram feitos a partir de viagens e pesquisas do autor em todos os continentes onde o geógrafo lecionou.

Milton Santos nasceu em 1926, em Brotas de Macaúbas, Bahia. Na década de 1950, além de ministrar aulas de geografia, formou-se em direito. Em 1958, doutorou-se em geografia pela Universidade de Estrasburgo, na França. Em 1961, atuando pelo gabinete da casa civil do presidente Jânio Quadros, foi com a comitiva federal numa visita a Cuba, o que viria a lhe custar caro mais frente.

Em 1964, com o golpe militar, ficou em prisão domiciliar por alguns meses até partir para o exílio por treze anos. A esquerda também enxergava Milton Santos como um intelectual de vanguarda. Antonio Candido o chamava de combatente, elogiava sua consciência social e visão dos problemas do Brasil. Celso Furtado elogiava sua visão rica e abrangente. Maria Laura, professora da USP e parceira de Milton Santos em algumas de suas produções, designa o livro Por uma nova globalização como um “belo tratado de ética contemporânea”.

Nesse período, Santos atuou em onze universidades de sete países, entre as quais se destacam Sorbonne de Paris, MIT dos EUA, além de outras na Venezuela, Peru, Nova York, Tanzânia e Canadá. Em 1977, voltou ao país pra atuar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1984, foi para a Universidade de São Paulo, onde atuou até falecer, em 2001. Em 1994, ganhou o prêmio Vautrin Lud, considerado Nobel de geografia e atribuído pela primeira vez a um intelectual do Hemisfério Sul. O professor Milton Santos escreveu mais de quarenta livros e centenas de artigos.

Sua produção acadêmica possui nítido posicionamento crítico ao sistema capitalista. Algumas de suas obras de destaque são O Espaço Dividido, de 1979, Pensando o espaço do homem, de 1982, e Por uma nova globalização, de 2000. Nelas, são discutidos conceitos e problemáticas como globalização, espaço, consumo, tecnologia e desigualdades sociais.

A biografia já possui a primeira versão, ainda incompleta, bem como um documentário, disponíveis no site http://fernconc.wixsite.com/miltonsantos/biography.

A Fundação Perseu Abramo conta com os seguintes livros sobre o geógrafo já publicados:

CARVALHO, Mônica de; LEITE, José Corrêa & SEABRA, Odette. Território e Sociedade – entrevista com Milton Santos. Editora Fundação Perseu Abramo: São Paulo, 2000.

BRANDÃO, Maria. Milton Santos e o Brasil. Editora Fundação Perseu Abramo: São Paulo, 2004.

SILVA, Maria Auxiliadora da. Biografia do Milton Santos. in: Fundação Perseu Abramo, 2006. Disponível no link https://fpabramo.org.br/2006/04/10/biografia-do-milton-santos/.

`