CSBH entrevista Greenhalgh sobre Luta por direitos
Clique aqui e assista ao vivo.
O CSBH promove entrevista com Luiz Eduardo Greenhalgh sobre “Luta por direitos”, tema da 13ª edição da revista Perseu: História Memória e Política, que será transmitida pela tevêFPA nesta terça-feira (20/06) às 16h.
Nesta década de existência da revista, editada pelo CSBH, circularam autores de universidades de todo o país, mostrando um amplo panorama das pesquisas no campo da história da esquerda no século XX. Já nos cadernos de documentos, estão dispostos conjuntos de notícias, fotos, cartazes, resoluções de encontros e congressos que, reunidos em torno de temáticas específicas, contam aspectos da história do PT, desde temas mais gerais, como a sua fundação e as primeira eleições, até os debates políticos sobre temáticas de gênero, raça, entre outros
A PERSEU edição 13 está disponível no site da Memória e seus artigos retratam momentos e aspectos distintos dos processos de conquista de direitos pela classe trabalhadora no século XX, chegando ao momento atual, no qual muitos destes estão abertamente ameaçados no Brasil. Já o Caderno de Documentos evidencia a maneira como os movimentos sociais, o PT, e os trabalhadores em geral, vem sofrendo contínuo processo de criminalização e repressão. O Golpe em curso em muito se relaciona a este histórico, seja pelo lado da opinião pública, sobre a qual pesam quase 40 anos de difamação sistemática do partido e de suas lideranças, seja pelo lado da tradicional elite política do país, que nunca mediu esforços para barrar as organizações dos trabalhadores, lançando mão de todo o aparato estatal para reprimi-los.
Greenhalgh foi um participante ativo da luta por direitos na década de 1980, como constam em três textos de sua autoria no Caderno de Documentos da Perseu 13. O primeiro texto trata das ameaças sofridas por Chico Mendes, o segundo relata o caso do Massacre de Leme e o terceiro artigo selecionado aborda o assassinato do Padre Josimo de Moraes, liderança na luta pela terra em Tocantins.
Confira a entrevista com Luiz Eduardo Greenhalgh na tevêFPA, transmissão online hoje (20/06), às 16h.