Começa hoje e termina no sábado (3/6), em Brasiília, o 6º Congresso Nacional do PT Marisa Letícia Lula da Silva, que vai definir os rumos de atuação e a direção nacional do Partido dos Trabalhadores pelos próximos dois anos. Participam 600 delegados e delegadas de 26 estados e do Distrito Federal, entre membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores(as), deputados(as) federais, deputados(as) estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as), filiados(as) e convidados(as) internacionais.

Os congressos trazem resoluções amplas e profundas em diferentes vertentes partidárias e sociais. Eles contribuem para definir a visão do PT sobre o seu papel na sociedade. Depois das resoluções, muitos temas debatidos no Congresso se transformaram em políticas públicas que beneficiam a totalidade da população.

No evento, serão debatidas dez teses inscritas, que tratam dos cinco temas que estão na pauta do Congresso: Cenário Internacional; Cenário Nacional; Balanço dos Governos Nacionais Petistas; Estratégia-Política-Programa; Funcionamento do PT e Organização Partidária. Além das sete teses apresentadas pelas tendências do PT, uma foi apresentada por um grupo de militantes independentes e outras duas por grupos, com o apoio solidário de membros do Diretório Nacional.

Em abril, foram realizadas eleições diretas municipais, nas quais 290.124 mil filiados compareceram às urnas em 3.315 municípios de todo o país. Foram eleitos os presidentes e diretórios do PT em 2.740 municípios e também as delegações aos 27 congressos estaduais. Para concorrer às direções do partido nos próximos dois anos, se apresentaram 62.748 filiados. Em maio, na etapa, estadual, foram eleitos os diretórios estaduais e os delegados ao VI Congresso Nacional.

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e o PT realizam a conferência internacional Os golpes de novo tipo na América Latina e Caribe e o Caso Lula, na sexta, 2 de junho, como parte da programação do Congresso. A partir das 18 horas, na mesa de abertura, são esperadas as presenças de Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores, Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, e Rosana Ramos, diretora da FPA.

Após a abertura, o tema da conferência será debatido por Pepe Bayardi, secretário da Regional Cone Sul do Foro de São Paulo e secretário de Relações Internacionais da Frente Ampla, Uruguai; Emir Sader, cientista político, Brasil; Valeska Zanin e Cristiano Zanin, advogados, Brasil; Pablo Ángel Gutiérrez Colantuono, membro do Instituto de Política Constitucional da Academia Nacional de Ciencias Morais e Políticas da Argentina. A coordenação da mesa ficará por conta de Rosana Ramos, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Confira abaixo as 10 teses, seus títulos e os respectivos grupos que as apresentaram:

1 – “A esperança é vermelha: Brasil Urgente, Lula presidente!!!”, inscrita pela Articulação de Esquerda

2 – “Unidade pela reconstrução do PT”, inscrita por O Trabalho/Diálogo e ação petista

3- “Avaliar, corrigir rumos e mudar o Brasil”, inscrita pelo Movimento PT + Tribo

4- “Em defesa do Brasil, em defesa do PT, em defesa de Lula”, inscrita pela “Construindo um novo Brasil

5- “Por um partido socialista e democrático! Por um governo democrático-popular”, inscrita pela Mensagem ao Partido

6- “Optei – Em defesa do PT”, inscrita pelas tendências Novo Rumo e Esquerda Popular Socialista 7- “Alternativa: Crítica, Autocrítica e Utopia

8- “Avante Militância Socialista ao VI Congresso Nacional do PT”, inscrita pela Militância Socialista e por Avante XXI

9- “Estado de emergência petista”, escrita por militantes do Núcleo de Estudos d’O Capital

10- “Lélia Gonzalez – Muda PT com raça e classe”

 

`