Em termos novos trabalhos, a Área do Conhecimento da Fundação Perseu Abramo (FPA) que faz parte do Laboratório e Observatório de Gestão e Políticas Públicas, no ano de 2017, começou com uma novidade: a criação de uma nova área de capacitação, Difusão do Conhecimento em Gestão Pública e Resistência ao Golpe, a partir da integração do Programa de Capacitação Continuada em Gestão Pública nas prefeituras petistas com o Curso Difusão do Conhecimento, com duas coordenações:

a) Capacitação com o Curso Governar e se Organizar a partir da Crise – voltado ao processo de gestão dos mandatos Executivos e Legislativos e dos movimentos organizados, coordenado por Antonio Lopes Cordeiro (Toni).

b) Difusão com o Curso Difusão do Conhecimento – voltado ao processo de organização dos Movimentos Sociais, coordenado por Luis Vitagliano.

O principal objetivo dessa nova Área é oferecer novos conhecimentos e uma visão integrada entre as gestões, os mandatos, suas bases de apoio político, a sociedade organizada por meio de suas instâncias, movimentos sociais e a militância política formada por petistas e simpatizantes.

O lançamento do curso “Governar e se organizar a partir da crise” ocorreu na cidade de Americana (SP), em 28 de fevereiro último, com a participação de 47 pessoas e teve como convidado para avaliação de conjuntura o ex-deputado Simão Pedro.

A duração de ambos os cursos é de 110 horas e iniciam com uma aula inaugural obrigatória, possibilitando uma ampla discussão a respeito da situação política, econômica e social do país, através de uma avaliação de conjuntura, feita em geral por alguém de destaque local ou da região, assim como os conteúdos programáticos: Gestão Petista, Golpe e a Crise e Políticas Públicas e os Direitos e Participação e de Controle Social. Além disso, os cursos oferecem ainda dados das últimas eleições desenvolvidos pela FPA, possibilitando analisar a dimensão política da crise e do universo ocupado pelo Partido dos Trabalhadores.

Com os cursos voltados para Difusão e Capacitação, a Fundação conta hoje com mais de mil participantes ativos e a meta é chegar a cinco mil até o final desse ano.

Mais informação poderão ser obtidas no endereço: www.fpabramo.org.br/formacao/cursos

Com essa base estrutural e a forma dinâmica como o curso é desenvolvido, a Fundação espera que o trabalho inspire seus participantes a continuarem a organização partidária e o enfrentamento ao golpe em curso, seja por meio de Grupos de Estudos ou de Trabalho, nas localidades onde os cursos são desenvolvidos. Com isso espera-se a formatação de um projeto a várias mãos, que novamente volte a encantar o povo, em contraposição do “canto da sereia” divulgado pela onda golpista.

`