A máscara na qual você vive é um documentário inquietante que traz uma perspectiva diferente sobre como boa parte dos homens é educada. Dirigido por Jennifer Siebel Newsom e lançado em 2015, trata do processo de formação masculina especificamente na sociedade dos estadunidense. Porém, as reflexões podem servir para o Brasil.

O filme trata do processo de formação masculina. Desde pequenos, os meninos sofrem repressões e são obrigados a se comportar de determinadas maneiras que os programam para ter atitudes que se encaixem no que é considerado “o papel do homem”. A abordagem do filme mostra que o processo se inicia dentro de casa, na educação, e continua na escola e nos exemplos criados pela mídia.

Além de garotos garotos em idades diferentes: pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, são entrevistados ex-atletas profissionais, educadores, psicólogos, pediatras, psiquiatras, pais e presidiários. A primeira forma de se reprimir os garotos apontada pelo filme é através de uma frase muito comum: “seja homem!” A obra discute como os meninos são encorajados a não demonstrar seus sentimentos e a se comportar de forma violenta.

Pode ser visto no youtube ou no Netflix.

Ficha técnica:

Título original: The Mask You Live In
Ano: 2015
Direção: Jennifer Siebel Newsom
Gênero: documentário
País de origem: Estados Unidos

`