Com informações do MST

Começa na quinta-feira (4/5) a 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que será realizada entre os dias 4 e 7 de maio, no Parque da Água Branca em São Paulo. A primeira edição, em 2015, reuniu mais de 800 agricultores de todo país. Neste ano serão mais de 250 toneladas de alimentos produzidos nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do Brasil. Além da feira, quem for ao Parque encontrará também uma vasta programação, com shows, intervenções culturais, seminários e uma Praça de Alimentação com comidas típicas de cada região.

O evento, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebe nomes já consagrados, como Emicida, Tulipa Ruiz, Targino Gondim, Tico Santa Cruz e Chico César. O Palco da Arena e o Palco Culinária da Terra também são espaços abertos a novos expoentes da música popular e independente, das batucadas do samba e do coco à moda de viola, tão popular entre os trabalhadores rurais.

Além das programações de shows nos palcos da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, os visitantes são convidados a conhecerem a Feira Literária, espaço de publicações em poesia e prosa, mas que traz também livros de cunho político-filosófico. Culinária da Terra, por sua vez, é uma praça de alimentação no meio da Feira com quitutes de todas as regiões: pato no tucupi, acarajé, arroz carreteiro, galinha com pequi e outras delícias.

Segundo um dos membros do setor de produção do MST, Milton Farnazieri, “é um momento de dialogarmos com a sociedade de São Paulo, de mostrarmos um pouco dos resultados obtidos pela reforma agrária e falar sobre isso e a importância de a sociedade urbana apoiar a reforma agrária popular”, diz.

Neste ano, a feira contará com maior diversidade de produtos do que em sua primeira edição, em 2015, com produtos de origem animal e vegetal, além do artesanato produzido nos assentamentos.
Diversos alimentos produzidos pelo MST em seus assentamentos já possuem caráter agroecológico e os que ainda não o são completamente, caminham para ser.

O evento também tem como objetivo realizar um contraponto ao cenário político nacional, mostrando todas as dimensões da luta pela reforma agrária popular construída pelo movimento e dialogar com a sociedade sobre a necessidade de uma transição do atual modelo agrícola para um modelo que respeite o trabalhador e o meio ambiente.

Serviço
2ª Feira Nacional da Reforma Agrária
Quando: De 4 a 7 de maio
Onde: Parque da Água Branca (Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca)