Sindicato dos Jornalistas de São Paulo comemora 80 anos em 17 de abril
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) completa 80 anos de fundação com ato no próximo dia 17 de abril (segunda-feira), a partir das 19h, na sede da entidade. A tevêFPA irá transmitir ao vivo pela internet do ato de aniversário.
Entre outros convidados e convidadas, o evento terá a presença de Audálio Dantas, presidente do Sindicato em 1975, ano que marca o enfrentamento da entidade contra a ditadura e a denúncia do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto sob tortura no Doi-Codi.
Para marcar as oito décadas de atuação do Sindicato, a programação comemorativa prossegue no mês de abril com palestras, debates, homenagens e visita às redações em todas as regiões do estado. No período, os diretores e diretoras do SJSP também visitam as universidades para dialogar com os estudantes de jornalismo.
Comemoração
No dia 19 (quarta-feira), às 19h, na sede da entidade, ocorre a palestra “A ética profissional na mídia brasileira”, com o jornalista e professor Fábio Venturini, o advogado Antonio Funari Filho e mediação de Franklin Valverde, jornalista, professor e coordenador da Comissão de Ética do SJSP.
“Sindicato dos Jornalistas – 1937 a 2017 na visão dos próprios jornalistas” é tema de debate no dia 20 (quinta-feira), às 15h30, no auditório Vladimir Herzog, realizado em parceria com a Associação dos Jornalistas Veteranos no Estado de São Paulo (Ajovesp).
O Cineclube Vladimir Herzog tem seção gratuita no dia 25 (terça-feira), às 19h30, exibindo o documentário “Mercado de notícias” (2014), com roteiro e direção de Jorge Furtado.
Em 27 de abril (quinta-feira), às 19h, há homenagem aos 80 anos do Sindicato e ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril, com sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí nº 100, centro paulistano.
O jornal Unidade tem edição especial e, nas redes sociais, os profissionais sindicalizados que fazem a história do jornalismo em São Paulo falam, em vídeo, sobre a importância do SJSP – entre os jornalistas, Juca Kfouri, Laura Capriglione, Paulo Moreira Leite e Rose Nogueira.
História
Fundado em 15 de abril de 1937, o Sindicato é o maior da categoria no país, além de um dos mais antigos, promovendo a luta organizada dos jornalistas para a conquista de direitos. Na época, o objetivo era o ordenamento da profissão numa conjuntura de repressão às liberdades de imprensa e expressão em meio à ditadura de Getúlio Vargas em pleno Estado Novo.
Entre as garantias históricas que resultam desse embate estão o Decreto-lei nº 910/1938, que determinou a jornada de trabalho de cinco horas, o registro profissional, férias remuneradas e a instituição dos cursos de jornalismo.
A mobilização dos jornalistas nos últimos anos também conquistou vitórias como a reversão de demissões, a contratação regularizada de profissionais freelancers e pejotizados, avanços nas Convenções Coletivas de Trabalho e a organização de greves e protestos.
Para além da defesa do jornalismo e do jornalista no mundo do trabalho, a entidade tem um papel relevante na sociedade brasileira por seu engajamento histórico nas lutas pela democracia e pelos direitos humanos no país.
Acompanhe a programação atualizada no site, no Twitter e na fan page do SJSP, e confirme sua presença no evento.
Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo