Após a destituição da presidenta Dilma Rousseff e as denúncias de corrupção no PT, a esquerda no Brasil enfrenta um momento em que busca se reconfigurar, diante ao avanço conservador, que traz consigo, o retrocesso de conquistas sociais. Perante este cenário, a Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com a Editora Elefante, Boitempo Editorial e Cenedic (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania) promove o debate Para onde vai a esquerda?

A atividade terá como ponto de partida, as reflexões promovidas em duas publicações recentes: As contradições do lulismo, de André Singer e Isabel Loureiro (Boitempo Editora) e Além do PT (Editora Elefante), de Fábio Luis Barbosa dos Santos. Os autores e autoras irão compor a roda de discussão, que também terá a presença de Cibele Rizek, que contribuiu no livro As contradições do lulismo.

Saiba mais sobre os convidados e convidadas
André Singer – formado em ciências sociais e jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), é professor associado do Departamento de Ciência Política na mesma instituição. Foi secretário de redação do jornal Folha de S.Paulo e secretário de imprensa da presidência da República (governo Lula – primeiro mandato). Autor de Esquerda e direita no eleitorado brasileiro (São Paulo, Edusp, 2000), O PT (São Paulo, Publifolha, 2001) e Os sentidos do lulismo – reforma gradual e pacto conservador (São Paulo, Companhia das Letras, 2012).

Cibele Rizek – professora associada do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos/Universidade de São Paulo. Coorganizadora dos livros A era da indeterminação (São Paulo, Boitempo, 2007), Francisco de Oliveira, a tarefa da crítica (Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006) e Hegemonia às avessas – economia, política e cultura na era da servidão financeira (São Paulo, Boitempo, 2010).

Isabel Loureiro – professora aposentada do Departamento de Filosofia da Unesp. Autora de Rosa Luxemburg, os dilemas da ação revolucionária (São Paulo, Editora Unesp, 2003), A revolução alemã (1918-1923) (São Paulo, Editora Unesp, 2005) e Herbert Marcuse, crítico do capitalismo tardio: reificação e unidimensionalidade, em Jorge de Almeida e Wolfgang Bader (orgs.), O pensamento alemão no século XX, v. 1 (São Paulo, Cosac Naify, 2009).

Fábio Luis Barbosa dos Santos – doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), atuando no curso de Relações Internacionais no campus Osasco e autor do livro Origens do pensamento e da política radical na América Latina.

Serviço
Para onde vai a esquerda?
Dia 11 de abril de 2017 (terça-feira)
Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo – Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros – São Paulo (próximo ao metrô Faria Lima)
A partir das 19h
Entrada gratuita

`