Ano 5 – nº 405 – 24 de março de 2017
Ligeiro crescimento do emprego formal no Brasil

Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, em fevereiro de 2017, o Brasil teve saldo positivo de empregos formais após 22 meses consecutivos de saldos negativos.

O saldo positivo, no entanto, foi de 35.612 postos no mês, contra um acumulado de perda de 1.148.845 postos de trabalho formais nos últimos doze meses.

Abaixo, o gráfico com o saldo do emprego por setor de atividade. O maior crescimento do emprego ocorreu no setor de serviços, com maior queda no comércio e na construção civil.

SALDO DO EMPREGO POR SETOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA – Fevereiro 2017

Fonte: CAGED

Os dados foram celebrados pelo governo golpista como uma retomada do crescimento do emprego, mas analistas ainda apontam que 2017 será um ano difícil para o mercado de trabalho brasileiro e para os trabalhadores, dada a falta de sinais concretos de que o crescimento econômico será retomado e a permanência de medidas que restringem o investimento público e privado. Ainda, um saldo de 35 mil postos de trabalho é muito pouco vis-à-vis a perda de mais de um milhão de postos nos últimos doze meses.

Para saber mais:

Evolução do emprego do Caged
Leia mais

* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
`