Para realizar esse levantamento, foi utilizada uma ferramenta chamada BuzzSumo que permite ver a origem das notícias

Por Pedro Simon Camarão

Uma questão urgente começa a ser discutida pela opinião pública: a disseminação de notícias falsas nas redes sociais virtuais. Nos Estados Unidos a preocupação é real. A equipe do site BuzzFeed anotou que no último trimestre das eleições presidenciais estadunidenses, o número de notícias falsas ultrapassou as verdadeiras em compartilhamentos. Aqui no Brasil estamos apenas começando a ter contato com esse assunto que durante os últimos dois anos não foi alvo de discussões aprofundadas. Em um primeiro momento, pesquisamos as notícias mais visualizadas e compartilhadas durante 2016 que tratassem do tema corrupção. A surpresa foi imensa. Das 65 notícias mais compartilhadas, 21 são falsas.

Para realizar esse levantamento, foi utilizada uma ferramenta chamada BuzzSumo que permite ver a origem das notícias e se elas são verdadeiras ou falsas.

Outro detalhe chama muito a atenção. As notícias publicadas no Facebook pela grande mídia brasileira atingiram 1.524.100 compartilhamentos, enquanto que as notícias publicadas pela mídia alternativa, englobando aqui sites alinhados com a esquerda e com a direita, alcançaram 5.574.800 compartilhamentos. Ou seja, 3,6 vezes a mais do que a grande mídia. A constatação demonstra que veículos consagrados como a Folha de São Paulo, o Estadão, os canais da Rede Globo e outros não conseguem ter a hegemonia da informação no Facebook. Pelo contrário. As mídias consideradas alternativas levaram informação online para muito mais pessoas. Ao todo, as 21 notícias falsas detectadas tiveram 1.324.400 compartilhamentos. O número se aproxima do total de compartilhamentos das notícias publicadas pela grande mídia.

O problema que surge é a qualidade da informação que se consome no Facebook. Praticamente um terço das notícias mais populares do Facebook e que foram produzidas por mídias alternativas são falsas. O levantamento consegue ir mais fundo. Entre essas notícias falsas, quinze foram publicadas por sites ou blogs alinhados com a direita e as outras seis por sites ou blogs alinhados com a esquerda. Agora, ficam os questionamentos. Parte daqueles que protestaram a favor do impeachment haviam consumido tais notícias? Se sim, será que as tomaram como verdade? Até que ponto os usuários do Facebook checam as notícias que consomem?

A notícia falsa que teve o maior número de compartilhamentos foi “Prêmio Nobel de literatura, fala ao mundo: Lula é a fonte de toda a corrupção no Brasil”, publicada por um site chamado folhacentrosul.com.br. Ela atingiu 171.200 compartilhamentos. Na sequência vem a notícia “Brasil: O primeiro país do mundo a criar a “Lei de incentivo à corrupção” do site republicadecuritibaonline.com. A publicação atingiu 109.700 compartilhamentos.

Em 2016, o Brasil viveu um dos anos mais conturbados da sua história política. Houve muitas manifestações com milhões de pessoas e agora começam a surgir evidências de que muitas das opiniões construídas durante esse processo estavam embasadas em informações falsas. O país talvez esteja sentindo na pele que deva aprender a desconfiar do que lê nas redes sociais virtuais. Afinal, boatos podem gerar o caos.

O próprio Facebook vem se preocupando com o problema. Nessa quinta-feira um dos jornais da GloboNews tratou da questão das notícias falsas apenas informando que a equipe do Facebook começou a tomar medidas. Um jornalista da CNN foi contratado para ajudar a criar mecanismos através dos quais os usuários possam diferenciar notícias falsas de notícias legítimas.

O dado apresentado aqui é apenas um primeiro levantamento. Outros serão feitos para constatar a qualidade da informação que é propagada dentro do Facebook.

Abaixo, segue a lista das manchetes classificadas pelo aplicativo como falsas e os sites que as publicaram (se houver, eventualmente, notícias que podem não ser falsas, haverá sinalização):

– “Prêmio Nobel de literatura, fala ao mundo: Lula é a fonte de toda a corrupção no Brasil” publicada em folhacentrosul.com.br

– “Lei de incentivo à corrupção” publicada em republicadecuritibaonline.com

– “Maior escândalo da história do Brasil foi a privataria tucana”, do site cartamaior.com.br (apesar da avaliação da ferramenta, essa notícia não é falsa. É uma leitura selecionada dos fatos)

– “Executivo morto em acidente de avião denunciou corrupção e foi demitido da Vale por Dilma” do site ilisp.org

– “Pressionada por 21 países Corte de Haia quer novas eleições no Brasil, prisão de Lula e fim da corrupção” do site verdademundial.com.br

– “Moro destrói defesa de Gleisi: Está comprovado que corrupção da Petrobras abasteceu campanhas” do site ucho.info

– “Jucá confirma participação do STF no golpe e que Dilma Rousseff é implacável com a corrupção” do site plantaobrasil.net (apesar da avaliação da ferramenta BuzzSumo, essa notícia não é falsa. Trata-se apenas de uma leitura da conversa de Jucá com Sérgio Machado)

– “Alguns dos crimes de Mario Soares: traição, instigação ao genocídio, corrupção, roubo, tráfico, enriquecimento ilícito” do site direitapolitica.com

– “Arrogante, Gleisi diz estar ‘acima da PF’ para contestar indiciamento por corrupção passiva” do site cersarweis.com

– “Dirceu implora por liberdade, mas Moro lembra que corrupção mata milhões” do site papotv.com.br

– “Rede Globo será investigada pelo FBI em esquema de corrupção bilionário” do site plantaobrasil.net

– Lava Jato causou prejuízo de 140 bilhões ao Brasil e recuperou apenas dois bilhões da corrupção” do site falandoverdades.com.br

– “É chocante que no Brasil não se fale mais da corrupção de Cunha, diz ex-promotor do Tribunal Penal Internacional” do site Diário do Centro do Mundo

– “PT apodrece na corrupção e é varrido do mapa político” do site istoe.com.br

-“Professor petista preso em esquema de corrupção é criticado pela própria filha” do site jornalivre.com

– “Urgente: Odebrecht põe Dallagnol no ‘chão’ e afirma que o comandante geral da corrupção seria Michel Temer” do site clickpolitica.com.br

– “Bolsonaro é o único candidato a presidente que não foi citado em esquemas de corrupção” do site br.blastingnews.com

– “Acusada mais uma vez de corrupção, senadora Gleisi, vai perder o mandato e ir presa” do site jornaldopais.com.br

– “Jornal dos EUA afirma: ‘Brasil caiu em teia de corrupção durante os governo Lula e Dilma’” do site br.blastingnews.com

– “Trump abrirá guerra contra a corrupção e cita a Lava Jato como exemplo” do site brasilverdeeamarelo.org

– “Mujica é atingido por escândalos de corrupção. Por que não estou preso?” do site lucianoayan.com
Pedro Simon Camarão é jornalista, integra a equipe de comunicação da Fundação Perseu Abramo

`