Dieese apresenta balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2016
Ano 4 – nº 351 – 16 de setembro de 2016
DIEESE: reajustes salariais em 2016 com média negativa
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apresenta balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2016 em 304 unidades de negociação dos setores da Indústria, do Comércio e dos Serviços, em todo o território nacional.
Entre 2012 e o início de 2015, havia uma certa regularidade no comportamento das negociações salariais, com prevalência de reajustes acima da variação do INPC-IBGE, raros casos de reajustes abaixo da variação desse índice e aumentos médios reais superiores a 0,25%. Como mostra o gráfico abaixo, o quadro muda em 2015.
No caso, para o primeiro semestre de 2016, cerca de 24% dos reajustes resultaram em aumentos reais, 37% em valor igual à inflação e 39% em reajustes abaixo da inflação, tomando por referência a variação do INPC-IBGE em cada data-base. Em função deste quadro, a variação real média dos reajustes no primeiro semestre foi negativa: 0,50% abaixo da inflação (gráfico abaixo), o pior desempenho desde 2003.
A análise do balanço dos reajustes do primeiro semestre de 2016 mostra que os trabalhadores têm encontrado mais dificuldades em ampliar ou manter o poder aquisitivo dos seus salários, em quadro semelhante ao da década de 1990 e começo dos anos 2000. De fato, o desempenho das negociações coletivas reflete a crise: a inflação ainda se sustenta em patamar relativamente elevado, o desemprego aumentou abruptamente desde 2015 e a atividade econômica continua em queda.
Para ler mais:
Balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2016 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.