Temer recentemente bloqueou o sistema de cadastro para o sistema do programa “Brasil Alfabetizado”, criado em 2003
Ano 4 – nº 349 – 08 de setembro de 2016
Dia internacional contra o analfabetismo e o bloqueio do programa “Brasil Alfabetizado”
O ano de 2016 marca o 50º aniversário do Dia internacional contra o analfabetismo, celebrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 8 de setembro. O dia marca cinco décadas de engajamento e progresso contra o analfabetismo, bem como aponta desafios e soluções inovadoras.
No Brasil, no entanto, não há o que celebrar: o governo Temer recentemente bloqueou o sistema de cadastro para o sistema do programa “Brasil Alfabetizado”, criado em 2003, o que inviabiliza o início de novas turmas. O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes na região Nordeste.
O “Brasil Alfabetizado” foi um dos responsáveis pela redução da taxa de analfabetismo de 12,4% da população brasileira, em 2002, para 8,3%, em 2014. Segundo dados da Unesco, em 2011 o Brasil ainda tinha mais de oito milhões de analfabetos entre 25 e 64 anos de idade, sendo 64% destes do sexo masculino.
Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo leia mais
Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.