A Fundação Perseu Abramo selecionou uma série de publicações que tratam do contexto do golpe, sua execução e os desdobramentos, com o intuito de oferecer subsídios a quem deseja conhecer melhor o tema. Vários dos livros e textos estão disponíveis para download nos links a abaixo.

Direita, Volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro

Sebastião Velasco e Cruz, André Kaysel  e Gustavo Codas (organizadores). Editora Fundação Perseu Abramo.
O livro constitui uma tentativa de mapear o reagrupamento da direita no Brasil, situando-o no contexto histórico e internacional. Procura traçar um quadro abrangente, que leva em conta suas múltiplas dimensões e aspectos.

Risco e Futuro da Democracia Brasileira. Direito e Política no Brasil Contemporâneo

Juarez Guimarães, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, Newton de Menezes Albuquerque (organizadores). Editora Fundação Perseu Abramo.

Como  é  possível  a  regressão  antidemocrática  nos  mesmos  territórios que experimentaram concretamente a desigualdade, a intolerância, a miséria econômica e política? Por que essa possibilidade ganha visibilidade e abre-se como alternativa real nos dias de hoje, especialmente no Brasil? Compreender a natureza desse fenômeno, explicá-lo em sua dimensão contínua e concreta é a principal abordagem do livro, que está disponível para download.

Padrões de Manipulação na Grande Imprensa

Autor: Perseu Abramo, com colaborações de Partrícia Cornills, Reginaldo Moraes, José Arbex Jr., Hamilton Octávio de Souza, Aloysio Biondi

O livro, lançado em  2003, nunca esteve tão atual. Relançado no momento em que a mídia tradicional fez campanha aberta contra o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff e cumpriu um papel fundamental no processo que levou ao impeachment. O poder das empresas de mídia ainda é grande e seus veículos  são  fonte  de  informação  fundamental  para  milhões de pessoas, ainda que a partidarização da imprensa seja  cada  vez  mais  clara. .

A radiografia do golpe

Autor: Jessé Souza. Editora Leya.

Maio de 2016 ficará marcado na história do Brasil como o momento em que a hegemonia política e ideológica iniciada no primeiro governo Lula se viu sitiada por um aparelho jurídico, policial e midiático sem precedentes. O objetivo, entretanto, não era diferente daquele que deu origem a todos os outros golpes cometidos no passado nacional: atender aos interesses políticos e financeiros da elite do dinheiro. Isso é o que defende o sociólogo Jessé Souza em A radiografia do golpe.

Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil

Organizado por Ivana Jinkings, Murilo Cleto e Kim Doria. Editora Boitempo.

Os textos inéditos que compõem a coletânea buscam desenhar uma genealogia da crise política, entender as ameaças que se colocam à democracia e aos direitos conquistados pela Constituição de 1988 e apontar caminhos de superação de nossos impasses políticos. São mais de 30 autores, entre pesquisadores, professores, ativistas, representantes de movimentos sociais, jornalistas e figuras políticas.

Golpe no Brasil – genealogia de uma farsa

Publicado pela Clacso (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais), organizado por Pablo Gentili e Perry Anderson, traz textos de Adolfo Pérez Esquivel, Amy Goodman, Boaventura de Sousa Santos, Cuauhtémoc Cárdenas, Eduardo Fagnani, Elodie Descamps, Frei Betto, Glenn Greenwald, Guilherme Santos Mello, Immanuel Wallerstein, João Feres Jr., João Pedro Stédile, Leonardo Boff, Luiz Gonzaga Belluzzo, Mark Weisbrot, Michael Löwy, Paulo Kliass, Pedro Paulo Zahluth Bastos, Perry Anderson, Raúl Zibechi, Tarik Bouafia. Disponível em http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20160624045419/GolpeEnBrasil.pdf.

Documento: 90 dias de desgoverno golpista
Disponível em http://frenteamplaspd.redelivre.org.br/2016/08/11/90-dias-de-desgoverno-golpista/.

Discurso: íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff no Senado: https://www.youtube.com/watch?v=RUucY9qRmz8

`