Reforma da Previdência do governo interino altera idade mínima para aposentadoria e modifica vários benefícios
Ano 4 – nº 338 – 05 de agosto de 2016
Reforma da Previdência e o golpismo
A reforma da Previdência Social em discussão no governo Temer deve alterar a idade mínima para aposentadoria e modificar também os benefícios de pensão por morte, benefícios assistenciais pagos a idosos e deficientes de baixa renda, segundo declarações recentes de membros do governo interino.
No entanto, a proposta de reforma só deve ser enviada ao Congresso após o julgamento do impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, já prevendo a extrema impopularidade da medida e o aumento da impopularidade do governo golpista. Baseada no mito do déficit da Previdência, a reforma, como tem sido encaminhada, tenta jogar a conta do ajuste nas costas dos trabalhadores.
Segundo especialistas, entre eles a professora Denise Gentil, da UFRJ, e o professor Eduardo Fagnani, da Unicamp, o déficit da Previdência é um mito, pois, desde 1989, adota-se critério contábil segundo o qual a sustentação financeira da Previdência depende exclusivamente das receitas próprias, sendo a parcela que cabe ao governo no sistema tripartite desconsiderada, o que leva ao “déficit” do Regime Geral de Previdência Social (urbano e rural), mas, na verdade, o Orçamento da Seguridade Social sempre teria sido superavitário. Seria necessário aperfeiçoar o sistema previdenciário, não capturar seus recursos para outras finalidades (como financiar a política econômica).
A discussão por parte do governo interino e da grande mídia também não leva em consideração que a Previdência Social tem um papel importantíssimo no combate a problemas históricos do Brasil, avaliando os gastos previdenciários somente pela ótica dos custos.
Para ler mais:
Reforma da Previdência se torna o maior desafio do ajuste fiscal de Temer leia mais
A reforma da Previdência de Temer afeta todos os cidadãos com menos de 50 anos leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.