Há 21 milhões de escravos modernos no mundo (na maioria, mulheres e garotas); 4,5 milhões são explorados sexualmente
Ano 4 – nº 336 – 01 de agosto de 2016
Nações Unidas contra o Trabalho Escravo
Uma campanha das Nações Unidas visa chamar atenção à escravidão moderna. Segundo dados da ONU, há hoje 21 milhões de escravos modernos no mundo, sendo a maioria mulheres e garotas, que trabalham em minas, campos, fábricas, casas e nas ruas. Quase dezenove milhões de vítimas são exploradas por indivíduos ou empresas (e, destes, 4,5 milhões são explorados sexualmente) e mais de dois milhões de vítimas por grupos ou estados rebeldes. Estima-se que este mercado gere US$150 bilhões ao ano.
A campanha objetiva obter mais assinaturas para ratificar um novo tratado internacional que visa eliminar formas de trabalho escravo modernas, o chamado “Protocolo de Trabalho Forçado”. Uma vez ratificado, os países deverão prestar contas sobre medidas concretas para por fim à escravidão moderna, tais como garantir que todos os trabalhadores de todos os setores sejam protegidos pela legislação ou informar a população sobre o tráfico de seres humanos.
Atualmente, o protocolo (que entra em vigor em novembro deste ano) foi ratificado somente por sete países do mundo, e o Brasil não está entre eles.
Para ler mais:
On World Day, UN urges stronger action to shield millions from human trafficking leia mais
Tricked and trafficked: A harrowing real-life story leia mais
Wagner Moura tells the real-life story of a modern-day slave leia mais
Leonardo Sakamoto: Combate à escravidão moderna com a utilização de drones leia mais
Ratifications de P029 – Protocole de 2014 relatif à la convention sur le travail forcé, 1930 leia mais
THE PROTOCOL to the Forced Labour Convention leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.