Crítica ao consumismo é a base de um projeto de cidadania, pois este é incompatível com a justiça social e a sustentabilidade

Notas FPA Política Social 330

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Ano 4 – nº 330 – 13 de julho de 2016

Políticas de diversidade na educação

Tese de doutorado de Denise Carreira, recentemente defendida na Faculdade de Educação da USP, aborda as políticas de diversidade na educação até 2014 e sua contribuição para o reconhecimento e a promoção dos direitos humanos e a superação do racismo, sexismo, homofobia e demais desigualdades e discriminações brasileiras. São apresentadas reflexões comprometidas com a ampliação da capacidade das políticas educacionais a fim de dar respostas a essas agendas.

Para a autora, nesses doze anos de governos petistas, apesar da criação de políticas, programas e iniciativas governamentais importantes, as políticas educacionais não tiveram como prioridade o investimento sistêmico na construção de uma cultura democrática comum que ampliasse as bases para o desenvolvimento e a sustentação de um projeto de justiça social no país. Ou seja: apesar dos avanços, muito ainda precisaria ser feito para que a justiça social se instaurasse como um valor no país, com a diminuição das desigualdades em suas diversas formas.

A autora aponta ainda que é fundamental destacar a crítica ao consumismo como base de um projeto de cidadania e de sociedade, pois o mesmo é incompatível com a justiça social e com a sustentabilidade socioambiental do planeta.

No governo interino, no entanto, percebe-se cada vez menos espaço para discussões sobre a necessidade de ampliar as políticas de diversidade na educação, em especial pelo espaço que tem sido dado a grupos conservadores dentro do governo interino.

Para ler mais:

Igualdade e diferenças nas políticas educacionais: a agenda das diversidades nos governos Lula e Dilma
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* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora,
não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
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