Em março, Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,36% em comparação com fevereiro
Ano 4 – nº 371 – 18 de maio de 2016
Atividade econômica recua 0,36% em março em relação à fevereiro Segundo o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a economia brasileira acentua o movimento recessivo no início de 2016. Em março, o índice apresentou queda de 0,36% em comparação com fevereiro deste ano. Esse foi o 15º mês seguido de retração da economia brasileira segundo o indicador. Comparando o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve retração de 6,27%. Como um indicativo para o PIB no primeiro trimestre deste ano, dados dessazonalizados (ajustados para o período), mostraram retração de 1,44% da economia frente ao trimestre anterior. Comparando março deste ano com o mesmo mês de 2015, a queda foi acentuada, atingindo 6,31%.
É importante destacar que o IBC-Br é utilizado como índice de avaliação da atividade econômica e ajuda o Banco Central a tomar as decisões sobre o patamar da Selic, atualmente em 14,25%. Diversos analistas projetavam uma queda da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), diante da atual recessão econômica e de perspectivas da inflação se enquadrar no teto da meta ainda este ano. No entanto, com a composição da nova equipe econômica, notadamente mais ortodoxa, uma possível redução da Selic perde força, particularmente diante de um cenário no qual a autoridade monetária queira convergir a inflação ao centro da meta de 4,5% mais rapidamente.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.