Produção da indústria teve alta de 1,4% na comparação com fevereiro, o melhor resultado em pouco mais de dois anos

Ano 4 – nº 368 – 04 de maio de 2016

Produção industrial do Brasil sobe 1,4% em março

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, em março a produção da indústria nacional apresentou alta de 1,4% na comparação com fevereiro. Tal resultado mensal é o melhor em pouco mais de dois anos. A despeito da notícia positiva, a crise política e econômica ainda sobrepuja a economia brasileira. Neste cenário, em uma ótica trimestral, a produção industrial registrou queda acentuada. No trimestre passado este número retraiu 11,7%, pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009 (-14,2%). Na comparação com o ano anterior, março apontou uma queda similar, de 11,4%, chegando à 25ª taxa negativa nessa base de comparação.

Entre os setores divulgados pelo IBGE, a categoria de Bens de Consumo foi a que exibiu a maior alta no mês de março, ou seja, 3,2% sobre o mês anterior, porém, fechou o primeiro trimestre com perdas acumuladas 9,8%. Já Bens de Capital, em março, expôs alta de 2,2%, encerrando os três primeiros meses com retração de 28,9%, devido, sobretudo, à queda de 28,6% na fabricação de bens para equipamentos de transporte. Dos 24 ramos pesquisados, 12 registraram aumento em março.

A despeito de resultados díspares na comparação da base mensal e trimestral, a economia brasileira mostra que pode estar ensejando uma recuperação. Ou pelo menos perda da agudização da recessão. No entanto, em um cenário político e econômico (tanto doméstico quanto externo) extremamente adverso, são necessárias ações por parte do governo que sinalizem estabilidade da política econômica e um direcionamento no qual os preços relativos (câmbio e juros) possam ser utilizados para além do controle da inflação. Em outras palavras, torna-se imperativa a redução das taxas de juros e a manutenção de um câmbio favorável (depreciado) e menos volátil para a competitividade da indústria nacional em mercados internacionais. 

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor,
não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

`