Rendimento real habitual e número de empregados com carteira assinada também apresentaram queda
Ano 4 – nº 302 – 25 de abril de 2016
PNAD: desemprego no trimestre chega a 10,2%
A PNAD Contínua mostra que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 10,2% entre dezembro, janeiro e fevereiro de 2016; em alta quanto ao trimestre de setembro, outubro e novembro de 2015 (9,0%) e ao mesmo período do ano de 2015 (7,4%).
A tabela a seguir compila as taxas de desemprego no país para os últimos anos.
O rendimento real habitual também apresentou queda no trimestre em questão (1% em relação ao trimestre anterior e 3,9% em relação ao mesmo período no ano anterior), assim como o número de empregados com carteira assinada (1,5% em relação ao trimestre anterior e 3,8% em relação ao mesmo período no ano anterior).
Em relação ao trimestre anterior, a população desocupada cresceu 3,8% em termos absolutos, alcançando a marca de 10,4 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 40,1%. Já a população ocupada caiu 1,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números confirmam o agravamento da situação do mercado de trabalho, que, se vinha em tendência positiva até 2014, desde 2015 tem mostrado sensível piora.
Para ler mais:
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Fevereiro de 2016 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.