SP recebe debate sobre tratados econômicos
Promovido por FPA, PT e CUT e com transmissão ao vivo, seminário acontece nos dias 11 e 12 de abril, das 9h às 18h
A Fundação Perseu Abramo (FPA), o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promovem nos dias 11 e 12 de abril o seminário Comércio internacional e tratados econômicos de nova geração, que recebe especialistas da América e da Europa.
Mais do que abordar o conteúdo dos tratados vigentes na atualidade, o evento deve discutir os impactos dos principais tratados nas relações entre países – em especial os países latino-americanos – e como estas relações afetam cada um internamente. As exposições serão seguidas de debate com o público.
O evento acontece no Hotel Blue Tree (rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP – próx. à estação Trianon Masp do Metrô) e não é necessária inscrição prévia aos que desejam participar pessoalmente. O auditório comporta pouco mais de 100 pessoas e inscrição de participantes acontecerá no local, respeitando a ordem de chegada.
Os que não puderem acompanhar o debate in loco podem assistir à transmissão ao vivo da tevêFPA, pelo site da Fundação Perseu Abramo.
Clique aqui e acesse o banner de divulgação para mídias sociais.
Confira a programação e a ementa de cada mesa:
11/4 – segunda-feira
9h-13h
Abertura: Fundação Perseu Abramo, Partido dos Trabalhadores e Central Única dos Trabalhadores
Mesa 1: Balanço das negociações comerciais mais recentes e seus impactos para a região: Rodada Doha da OMC, Aliança do Pacífico, Tratados de Livre Comércio/TLCs Bilaterais e Mercosul-União Europeia
Ementa: Discutir o significado, o “estado da arte” e os resultados econômicos destas negociações comerciais multilaterais, plurilaterais e bilaterais para a América Latina e Caribe de modo geral, bem como para as sub-regiões como o Cone Sul e para os países que individualmente ou em grupo aderiram aos TLCs com os EUA.
Expositoras/es:
Sanya Reid Smith, chefe da assessoria jurídica da Third World Network, Suiça
Alvaro Padrón, diretor de Projetos da Friederich Ebert Stiftung e diretor da Fundação Liber Seregni da Frente Ampla, Uruguai
Luciano Mazza de Andrade, ministro, chefe da Divisão de Negociações Extra-Regionais do Mercosul II, do Ministério das Relações Exteriores, Brasil
Debate com o público
14h-18h
Mesa 2: O impacto dos tratados econômicos de nova geração impulsionados pelos EUA: Acordo de Associação Transpacífico/TPP, Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento/TTIP
Ementa: Discutir o conteúdo e as consequências destes tratados, considerando que, se pouco acrescentam do ponto de vista da liberalização comercial, colocam ênfase nos instrumentos de disputa dos investidores com os Estados, proteção aos investimentos, à propriedade intelectual e acesso a compras governamentais, ambos coordenados pelos EUA.
Expositoras/es:
Gonzalo Martner, economista, diretor do Programa de Economia da Fundación Chile 21 e professor da Universidade de Santiago do Chile.
Burghard Ilge, diretor de Política da ONG Both ENDS, Holanda
Celeste Drake, especialista em Política Comercial da AFL-CIO
Debate com o público
12/4 – terça-feira
9h-13h
Mesa 3: O impacto do Tratado Internacional de Serviços (TISA) e o Acordo Integral de Economia e Comércio/CETA.
Ementa: Discutir o conteúdo e os impactos econômicos e políticos destes tratados na América Latina e no mundo. Quanto à TISA no que se refere à soberania dos Estados, aos direitos sociais e à própria democracia, considerando sua abrangência, que vai de setores fundamentais para a cidadania – como saúde e educação – até áreas estratégicas para os governos nacionais – como telecomunicações e transporte aéreo e quanto à CETA no que se refere à proteção de investimentos, soluções de controvérsias, entre outros temas problemáticos.
Expositoras/es:
Vivian Makia, assessora da Internacional dos Serviços Públicos para as Américas/ISP
Adhemar Mineiro, economista, assessor da Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (Rebrip) e da CUT
Chris Roberts, diretor do Departamento de Políticas Sociais, Econômicas e Políticas do Congresso do Trabalho do Canadá/CLC
Debate com o público
14h00-18h00
Mesa 4: Estratégias de enfrentamento: como os trabalhadores e demais setores sociais podem intervir nesse quadro?
Ementa: Discutir o posicionamento dos movimentos sociais e sindicais, bem como dos partidos de esquerda frente a esses tratados, tendo em vista o peso que eles têm na atual ofensiva do capital e das corporações empresariais multinacionais e suas consequências para o desenvolvimento do conjunto de países da região.
Expositoras/es:
Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e secretária Executiva do Foro de São Paulo
Antônio de Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT
Rony Corbo, membro da Comissão de Assuntos e Relações Internacionais (Carifa), Frente Ampla – Uruguai
Debate com o público
Evento transmitido ao vivo pela tevêFPA.