Êxito dessas políticas em instituições estaduais é um dos responsáveis por avanços na aceitação pública da ação afirmativa
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Ano 4 – nº 281 – 07 de março de 2016 |
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GEMAA: Ações afirmativas nas universidades estaduais
Estudo do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação afirmativa (GEMAA) do IESP-Uerj discute as políticas de ação afirmativa nas universidades estaduais.
A Lei 12.711, que institui a prática nas universidades federais, não contempla as universidades estaduais. No entanto, são justamente as universidades estaduais as pioneiras na adoção das políticas de ação afirmativa. O estudo aponta que, até meados de 2008, foram estas que mais rápida e consistentemente responderam a pressões da sociedade civil organizada a fim de tornar a universidade mais plural e democrática. Assim, segundo os autores, é possível supor que foi o êxito dessas políticas nessas instituições um dos grandes responsáveis pelos avanços testemunhados nos últimos anos no que diz respeito à consolidação e aceitação pública da ação afirmativa.
Os dados do estudo mostram que 44,2% das ações afirmativas adotadas nas universidades estaduais ocorreram através de lei estadual e 55,8% por meio de resolução do conselho universitário. O ano em que houve maior adesão das universidades estaduais às ações afirmativas foi 2004, segundo o levantamento do GEMAA. Ainda, o gráfico abaixo retirado do estudo mostra os beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais por grupos.
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O estudo ainda aponta que, se o foco das cotas nas universidades no começo foi nas reservas sociais, agora parece haver um crescimento maior das cotas raciais. Faz-se necessário o acompanhamento da evolução das ações afirmativas nas universidades estaduais, com o intuito de aumentar o potencial inclusivo dessas instituições de ensino superior.
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Para ler mais:
Levantamento das políticas de ação afirmativa nas universidades estaduais – 2015 leia mais
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* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes. |
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