Êxito dessas políticas em instituições estaduais é um dos responsáveis por avanços na aceitação pública da ação afirmativa
Ano 4 – nº 281 – 07 de março de 2016
GEMAA: Ações afirmativas nas universidades estaduais
Estudo do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação afirmativa (GEMAA) do IESP-Uerj discute as políticas de ação afirmativa nas universidades estaduais.
A Lei 12.711, que institui a prática nas universidades federais, não contempla as universidades estaduais. No entanto, são justamente as universidades estaduais as pioneiras na adoção das políticas de ação afirmativa. O estudo aponta que, até meados de 2008, foram estas que mais rápida e consistentemente responderam a pressões da sociedade civil organizada a fim de tornar a universidade mais plural e democrática. Assim, segundo os autores, é possível supor que foi o êxito dessas políticas nessas instituições um dos grandes responsáveis pelos avanços testemunhados nos últimos anos no que diz respeito à consolidação e aceitação pública da ação afirmativa.
Os dados do estudo mostram que 44,2% das ações afirmativas adotadas nas universidades estaduais ocorreram através de lei estadual e 55,8% por meio de resolução do conselho universitário. O ano em que houve maior adesão das universidades estaduais às ações afirmativas foi 2004, segundo o levantamento do GEMAA. Ainda, o gráfico abaixo retirado do estudo mostra os beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais por grupos.
O estudo ainda aponta que, se o foco das cotas nas universidades no começo foi nas reservas sociais, agora parece haver um crescimento maior das cotas raciais. Faz-se necessário o acompanhamento da evolução das ações afirmativas nas universidades estaduais, com o intuito de aumentar o potencial inclusivo dessas instituições de ensino superior.
Para ler mais:
Levantamento das políticas de ação afirmativa nas universidades estaduais – 2015 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.