Evento debateu a história e o futuro do Partido dos Trabalhadores

O subprefeito de Iztacalco/Cidade do México, Carlos E. Estrada Meraz, participou do seminário organizado pela Fundação Perseu Abramo “36 anos de Partido dos Trabalhadores: trajetória e desafios”, ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da urbanista Ermínia Maricato, na mesa que discutiu o futuro das cidades. Realizado no Rio de Janeiro, em 26 e 27 de fevereiro, o evento debateu a história e o futuro do Partido dos Trabalhadores.

Para Meraz, as cidades são hoje o vínculo entre os níveis de desenvolvimento humano e os níveis de urbanização de um país. “Do rápido crescimento urbano, acompanhado geralmente de ausência de planejamento, derivam a degradação ambiental, a falta de serviços públicos e urbanos, a sobrecarga da infraestrutura existente e a carência de acesso à terra, de recursos financeiros e de habitação digna. Por tudo isso, um dos principais desafios do futuro é o manejo da sustentabilidade do meio ambiente e o controle da mancha urbana que enfrentamos nas grandes cidades da América Latina”, disse.

Atualmente metade da população mundial já vive em zonas urbanas e, segundo as projeções atuais, quase todo o crescimento da população mundial nos próximos trinta anos estará concentrada nas grandes cidades. Isso acentua substancialmente as mudanças climáticas, a contaminação e o esgotamento dos recursos naturais. “Os esforços dos governos locais para solucionar estes problemas devem vir acompanhados de cidadania. Portanto, é necessário que governos, a iniciativa privada responsável e a sociedade civil trabalhem juntos para enfrentá-los”, afirmou.

`