Tais tipos de contrato têm crescido nos últimos anos, em especial com o desenvolvimento de novas tecnologias
Ano 4 – nº 279 – 26 de fevereiro de 2016
Proteção Social: Tecnologia e novas formas de trabalho
Um artigo de Valerio de Stefano, publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), discute o crescimento da chamada “gig-economy”, termo que se refere a posições temporárias ou contratos com trabalhadores independentes para envolvimentos de curto prazo. Tais tipos de contrato têm crescido nos últimos anos, em especial com o desenvolvimento de novas tecnologias, como aplicativos, e podem promover novas oportunidades de trabalho e permitir arranjos de trabalho flexíveis. No entanto, os novos arranjos podem também aumentar a mercantilização do trabalho, em combinações com menor proteção social, aponta o autor.
O autor defende que a “gig-economy” não é um fenômeno separado da economia, mas que é parte de uma tendência maior de informalização do trabalho e do aumento de formas de trabalho atípicas (considerando, em linhas gerais, como típico o emprego formal, com acesso à proteção social, em horário comercial). Essa nova forma de organização, segundo o autor, tem implicações para os princípios fundamentais do direito trabalhista. O autor defende ainda que os “gigs” sejam reconhecidos também como trabalho.
A discussão do artigo do pesquisador é importante também para o Brasil, pois o país se insere nesse contexto de aumento da importância deste tipo de trabalho flexível, possível a partir da tecnologia. Exemplos são aplicativos de transporte particular, aulas de idiomas particulares online, entre outros.
Para ler mais:
The rise of the «just-in-time workforce»: On-demand work, crowdwork and labour protection in the «gig-economy» leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.