Relatório aponta queda na venda de refrigerantes e semelhantes na Europa e EUA, voltando esta indústria para outros mercados
Ano 4 – nº 275 – 17 de fevereiro de 2016
Saúde pública: multinacionais do setor de bebidas se voltam para os mercados emergentes
Relatório do Center for Science in The Public Interest (CSPI) aponta que tem caído a venda de refrigerantes e semelhantes na Europa e Estados Unidos: nos EUA, o consumo per capita de bebidas carbonatadas e/ou adoçadas com açúcar teria diminuído 25% entre 1998 e 2014.
O relatório aponta que a indústria de bebidas açucaradas está buscando compensar essas perdas por meio de agressivas estratégias nos países de baixa e/ou média renda, como Brasil, Índia e México: os braços das multinacionais na América Latina, Ásia, Oriente Médio e nos países africanos têm estratégias projetadas para aumentar o consumo até 2018, com alvo específico nas crianças e adolescentes. Somente a Coca-Cola Company pretende investir mais de USD 30 bilhões nos mercados emergentes entre os anos em 2012 e 2017, segundo o relatório.
As autoridades de saúde pública, pesquisadores, ativistas da saúde e o público em geral estão em alerta quanto ao consumo excessivo de bebidas com açúcar, já que inúmeras pesquisas científicas estabeleceram que seu consumo excessivo aumenta os riscos de cáries dentárias, obesidade, diabete e problemas cardíacos, entre outros. Destaca-se o caso mexicano como exemplo, que é um dos maiores consumidores destas bebidas e tem uma das mais altas taxas de obesidade no mundo. Tentativas do governo mexicano de regular e taxar refrigerantes no país têm sofrido forte oposição das empresas do setor.
Para ler mais:
Companhias de bebidas adotam estratégias agressivas para evitar prejuízo no mercado global leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.