A temática está diretamente relacionada às formas análogas ao trabalho escravo ou escravidão contemporânea
Ano 4 – nº 274 – 15 de fevereiro de 2016
Trabalho infantil e a escravidão sexual no Brasil
Artigo de Lídia Anjos e Gabriela Maia Rebouças na Revista InterSciencePlace discute o trabalho infantil, em especial a exploração sexual de crianças e adolescentes. A temática está diretamente relacionada às formas análogas ao trabalho escravo ou escravidão contemporânea. Segundo as autoras, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) classifica a exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil.
Segundo as autoras, no Brasil, as crianças ainda são usadas brutalmente como escravas domésticas, na agricultura, em carvoarias, cidades, canteiros de obra, etc. No entanto, a falta de estatísticas exatas torna impossível uma dimensão mais aproximada da real proporção da problemática.
Quanto à exploração sexual, as autoras apontam que os principais determinantes da inserção de crianças e de adolescentes no mercado do sexo são a pobreza e a exclusão: é comum que se submetam à pornografia e ao turismo sexual infantil e outras formas de sexo comercial para suprir necessidades essenciais. As autoras apontam que a exploração sexual de crianças e adolescentes caracteriza-se como uma sobreposição de violações em relação à infância e a adolescência, em que se inserem várias penalizações e um futuro de traumas.
No Brasil, ONGs, fóruns, centros de defesa, conselhos, movimentos e setores do poder público enfrentam a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização social inclusive trouxe conquistas importantes para o campo da infância e da adolescência, como expresso na Constituição Federal de 1988.
Mas em um país com um passado escravocrata de quase 4 séculos e com grande presença de suas heranças (dentre elas a desiwebmastergualdade), é difícil combater o trabalho escravo contemporâneo, seja ele infantil ou não. O problema em específico da exploração sexual infantil é preocupante em especial no ano de 2016, pela possibilidade de aumento do turismo sexual com os Jogos Olímpicos do Rio.
Para ler mais:
O TRABALHO ANÁLOGO AO ESCRAVO E OS FUNDAMENTOS DA ORDEM ECONÔMICA leia mais
O AVANÇO DA LEGISLAÇÃO E O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL leia mais
DO TRABALHO INFANTIL À ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: A REALIDADE MULTIFACETADA DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES leia mais
C182 – Convenio sobre las peores formas de trabajo infantil, 1999 (núm. 182) leia mais
18 de maio: Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.