No dia 10 de fevereiro o PT completou seus 36 anos de existência. Comemoração oficial será no Rio de Janeiro

No dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores (PT) completou seus 36 anos de existência. Ainda em fevereiro acontece evento da comemoração oficial, no Rio de Janeiro (RJ). A programação será divulgada em breve.

O ex-presidente Lula, por meio de vídeo em sua página no Facebook, parabenizou o partido e enalteceu sua trajetória. “Estamos completando 36 anos de história do partido mais importante da política brasileira. Foi o partido que deu vez e voz ao trabalhador. O partido que, pela primeira vez, tirou o trabalhador de coadjuvante e colocou como protagonista, como artista principal”, declarou.

Lula lembrou ações inovadoras do modo petista de governar, como o Orçamento Participativo nas primeiras prefeituras comandadas do PT. “Foi o partido que mais fez política social no Brasil e vive sempre enfrentando os adversários conservadores que não aceitam o modo petista de governar”, disse.

Para ele, o PT foi o partido que se voltou para a “parte mais humilde da população. Certamente nestes 36 anos esse partido mudou muito a história do Brasil”. O PT foi “criado por você, por mim, pelo povo brasileiro. Apesar de toda adversidade momentânea, continuará sendo o maior partido do país”.

Comemorações
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, relembrou o Manifesto de Fundação do PT, aprovado na reunião de fundação da legenda, no auditório do Colégio Sion, em São Paulo. “O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. O PT nasce da decisão dos explorados de lutar contra um sistema econômico e político que não pode resolver os seus problemas, pois só existe para beneficiar uma minoria de privilegiados”, diz o manifesto.

Rui Falcão ainda exaltou as conquistas dos brasileiros nos últimos anos, com o PT na Presidência da República. “Nosso partido mudou a vida de milhares de brasileiros. Os governos Lula e Dilma Rousseff tiraram 36 milhões de brasileiros da pobreza, muitos foram incluídos na chamada classe média, ampliaram as políticas sociais, ampliaram o acesso ao ensino superior e uma série de outras medidas que, sem dúvida, melhoraram a vida do povo brasileiro. Parabéns a todos e a todas que fazem do PT o maior partido do Brasil”, afirmou o presidente do PT.

Parlamentares petistas na Câmara dos Deputados saudaram os 36 anos do PT. Na avaliação do líder da bancada do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), o PT mudou o Brasil, fato que desagrada setores da elite econômica do país.