Problema só pode ser efetivamente enfrentado com empoderamento das mulheres quanto aos cuidados com a própria saúde
Ano 4 – nº 270 – 01 de fevereiro de 2016
Zika e o empoderamento feminino
A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, na semana passada, um comitê de emergência para conter o vírus Zika, em especial nas Américas. O comitê se reúne hoje, 01 de fevereiro de 2016, para decidir se a situação se caracteriza como uma Emergência de Saúde Pública Internacional. Caso seja definida como tal, a organização tomará uma série de medidas mais enérgicas para prevenir a disseminação da doença.
Segundo pronunciamento da Diretora Geral da OMS Margaret Chan, a OMS está profundamente preocupada com a evolução do vírus por quatro razões principais:
i) A possível associação entre a infecção e más-formações e síndromes neurológicas ii) O potencial para disseminação internacional do vírus, dada a ampla distribuição geográfica do mosquito vetor iii) A baixa imunização da população em áreas recentemente afetadas iv) A ausência de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápidos.
A Diretora aponta que o nível de preocupação é alto, bem como o nível de incerteza.
Alguns especialistas e governos têm recomendado que, no contexto de disseminação do vírus, a decisão de engravidar seja adiada por riscos ao feto. No entanto, em muitos casos, em países das Américas, a falta de acesso à educação sexual e a métodos contraceptivos e ainda a violência sexual fazem com que a gravidez não seja uma questão de escolha. Assim, essa situação mostra que os problemas de saúde pública não podem ser efetivamente enfrentados em um ambiente em que as mulheres não são empoderadas para cuidar de suas próprias necessidades quanto à sua saúde.
Para ler mais:
Dispatches: Zika Warnings Versus Realities Women Face leia mais
OMS cria comitê de emergência para conter a Zika leia mais
Relação entre microcefalia e zika só foi descoberta graças ao Brasil, diz órgão de saúde europeu leia mais
WHO to convene an International Health Regulations Emergency Committee on Zika virus and observed increase in neurological disorders and neonatal malformations leia mais
WHO Director-General briefs Executive Board on Zika situatio leia mais
IHR Procedures concerning public health emergencies of international concern (PHEIC) leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.