Inés Dussel: agenda de direitos e inclusão social na AL tem produzido expansão significativa nos sistemas educacionais
Ano 3 – nº 252 – 09 de dezembro de 2015
Nueva Sociedad: Educação na América Latina
Artigo de Inés Dussel publicado em edição especial da revista Nueva Sociedad mostra que nos anos 2000 vem se afirmando na América Latina uma agenda de direitos e políticas de inclusão social e cultural, o que tem produzido uma expansão significativa nos sistemas educacionais.
Segundo a autora, essa década teria representado um triplo processo conjunto de expansão dos direitos educacionais, com i) maior acesso e inclusão à educação, ii) maior financiamento educacional e iii) maior reconhecimento dos direitos das populações excluídas. Essa tendência se contrapõe a dos anos 1990, quando a agenda era dominada pelos organismos internacionais e se centrava em reformas da administração, currículos e sistemas de avaliação.
No entanto, para a autora, as desigualdades que antes se expressavam na brecha entre a população escolarizada e a não escolarizada se deslocaram hoje em direção ao interior dos sistemas escolares, inclusive para o interior das mesmas instituições.
A autora aponta que, na etapa atual de ampliação dos direitos, será necessário revisar o currículo e rever pedagogias e didáticas para que esse currículo não se reduza aos interesses imediatos dos estudantes ou àquilo que determine o mercado.
Para ler mais:
Dívidas e desafios de uma nova agenda em educação leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.