Curso de Especialização já está em sua 8ª turma e tem como objetivo oferecer formação qualificada para filiados ao PT

A Área do Conhecimento da Fundação Perseu Abramo segue produzindo bons resultados: a 5ª turma do curso de Especialização em Gestão e Política Públicas realizou seu encontro presencial de encerramento em Belo Horizonte, MG, concluindo mais um ciclo de atividades de um grupo de estudantes de todo o país.

A turma 5 do Curso de Especialização iniciou sua atividade em 12 de dezembro de 2014. Entre os dias 26 e 29 de novembro de 2015, foram realizadas as sessões presenciais de encerramento.

No dia 26, a ex-prefeita e deputada federal Maria do Carmo Lara tratou do tema: Desafios presentes para o projeto de desenvolvimento e mudança social; o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI ) e ex-ministro Gilberto de Carvalho abordou as Perspectivas para a Gestão Pública Democrática para o período 2016/18; e os professores Danilo Jorge Vieira, da Fundação João Pinheiro, e Daniel Calbino Pinheiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), debateram a situação atual da Formação de Gestores Públicos em Minas Gerais e na universidade pública brasileira.
No dia 29, o curso contou com uma exposição do deputado Estadual Paulo Lamac, que relatou projetos e enfrentamentos que vêm sendo realizados pelo governo petista em Minas Gerais. E com a aula de encerramento do professor da Unicamp Renato Dagnino, que desenvolveu o tema uma visão de esquerda sobre o projeto de reforma gerencial do estado brasileiro.

Nos dias 27 e 28 de novembro, foram apresentados 44 trabalhos de conclusão, alguns individuais, a maioria em duplas ou grupos. A contagem preliminar indicou 146 concluintes. Com as observações das bancas de análise dos TCCs, os participantes terão até o dia 15 de dezembro de 2015 para revisar e enviar pelo Ambiente de Aprendizagem a versão final dos trabalhos e concluir as atividades e tarefas que estejam ainda em atraso. Até 10 de janeiro de 2016, a coordenação do curso encaminhará para a Escola de Extensão da Unicamp as planilhas com as notas finais e as listas de aprovados(as).
Quem for aprovado em nota e frequência e estiver com toda a documentação em dia receberá o certificado oficial da Extecamp,  com prazo de entrega previsto em até noventa dias (março de 2016).

O curso de Especialização já está em sua 8ª turma – iniciada em agosto de 2015, em Santarém, PA – e tem como objetivo oferecer formação qualificada para filiados ao PT sobre o capitalismo brasileiro e a administração pública, com enfoque no projeto de governo democrático e popular. O  público-alvo são dirigentes do partido, parlamentares, técnicos e quadros dirigentes da administração pública, dirigentes sindicais, gestores sociais de ONGs, mobilizadores, participantes de movimentos sociais e demais militantes.
Para 2016 estão previstas novas turmas, com início programado para os meses de fevereiro, março e abril. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação Perseu Abramo.

O Coordenador da Área de Conhecimento da Fundação Perseu Abramo, Gustavo Codas, responsável pelos cursos de Especialização, Mestrado, Difusão e Capacitação, destacou a importância das iniciativas de formação que vêm sendo realizadas e oferecem oportunidade de aprimoramento para a militância. “Os militantes têm demandado estas oportunidades de formação, como também como resposta estruturada e de médio e longo prazo aos desafios colocados pela conjuntura política nacional,” disse.
 
Visite a Área do Conhecimento da FPA e saiba mais sobre os cursos

`